Começa o Tour de France 2012

Fabian Cancellara venceu no sábado, dia 30 de Julho, o prólogo do Tour de France 2012 / Foto: Divulgação - Tour de FranceFrança - Fabian Cancellara venceu no sábado, dia 30 de Julho, o prólogo do Tour de France 2012. O campeão olímpico conseguiu com a vitória repetir o seu primeiro êxito no Tour, em 2004. Em circuito praticamente idêntico, o ciclista suíço cumpriu os 6,4 quilómetros da etapa inicial em 7 minutos, 13 segundos e 46 milésimos, média de 53,2 km/h.

Além de Fabian Cancellara, o primeiro pódio contou ainda com o britânico Bradley Wiggins (Sky), um dos favoritos ao título, e o francês Sylvain Chavanel (Ómega-Pharma). Os dois completaram o percurso a sete segundos do vencedor. “É fantástico. Estou realmente orgulhoso por ter vencido aqui, oito anos após a minha primeira vitória no Tour de France, também em Liège”, disse Cancellara. O suíço admite que “não tem sido a melhor época” da sua vida, mas reconhece que “esta vitória ajuda a compensar os últimos resultados”.

Na luta pelo título do Tour de France 2012, o australiano Cadel Evans (BMC), atual campeão, perdeu 10 segundos para Bradley Wiggins e 17 para o vencedor do prólogo. A decepção da equipe do australiano foi de certa forma compensada pelo norte-americano Tejay Van Garderen, que terminou a etapa desse Sábado em quarto lugar, a 10 segundos de Cancellara.

O italiano Vincenzo Nibali (Liquigas), apontado como um dos principais concorrentes de Wiggins e Evans, terminou na  14ª colocação, a 11 segundos do primeiro e um do australiano. O russo Denis Menchov (Katusha Team), outro dos favoritos ao título, terminou em oitavo, a 13 segundos do suíço.

Frank Schleck, que terminou a Volta da França de 2011 em terceiro lugar na classificação geral, decepcionou. O ciclista de luxemburgo, cruzou a linha de chegada apenas na 135ª posição, a 38 segundos de Cancellara. O espanhol Alejandro Valverde também foi mal e perdeu 35 segundos.

A 99ª edição da Volta da França vai percorrer 3 mil 497 quilômetros. Durante o percurso, os ciclistas deixam a província de Liege, no Norte da França e descem até o Sul do país e retornam para Paris. Além do prólogo, a competição contará ainda com  20 etapas, que serão disputadas até o dia 22 de Julho, quando o grande vencedor deverá cruzar a linha de chegada no Champs-Elysées.

A próxima etapa do Tour de France 2012 será disputada nesse domingo, dia 01º de Julho. Serão 198 quilômetros, entre Liège e Seraing, ainda na Bélgica.