Em prova conturbada, espanhol supera favoritos e leva 3ª etapa
Rio de Janeiro - A edição 2015 do tour mais importante do ciclismo no mundo começou a todo vapor. Na 3ª etapa, disputada nesta segunda-feira entre a Antuérpia e Huy, na Bélgica, o Tour de France viu uma verdadeira batalha pelo primeiro lugar.
Faltando apenas dois quilômetros para o fim de uma prova que já havia sido conturbada - um acidente coletivo deixou pelo menos 12 ciclistas no chão e três deles tiveram que abandonar a prova -, cerca de 40 atletas ainda brigavam para ficar entre os primeiros colocados. Inclusive Alberto Contador e Chris Froome, dois dos principais favoritos ao título da prova neste ano.
Mas quem levou a melhor, dando um verdadeiro ataque nos 400m finais, foi Joaquim "Purito" Rodríguez. O espanhol, da Team Katusha, conseguiu despontar na subida final e vencer o trecho de 159,5 km com o tempo de 3h26m54s.
O longo tempo pode ser justificado pelo acidente ocorrido a cerca de 50 quilômetros do fim da prova. A direção da prova precisou neutralizar os competidores, colocando um carro à frente do pelotão, para que o ritmo pudesse ser ditado novamente por 15 minutos, até que todos retomassem a velocidade normal.
A briga final pelo primeiro lugar da etapa, entre Purito e Froome, foi emocionante. O britânico campeão do Tour de 2013 cruzou a linha de chegada poucos milésimos depois do espanhol, tomando para si a caminha amarela (que identifica o líder geral da prova).
Mesmo sendo o atual líder, Froome ainda não venceu nenhuma etapa. O alemão André Greipel se sagrou campeão da segunda etapa, domingo, e lidera o Tour por pontos. O australiano Rohan Dennis abriu a prova com uma vitória na primeira etapa.
A 4ª etapa do Tour ocorrerá nesta terça-feira. Depois de passar por Holanda e Bélgica, a competição finalmente chega em solo francês. O longo trecho, de 223,5 km, divide Seraing e Cambrai.
Confira a classificação final da terceira etapa, vencida pelo espanhol Purito: