Favorito ao título, Chris Froome assume a liderança do Tour de France

 Christopher Froome (Sky) mostrou porque é considerado o grande favorito para ficar com o título da edição centenária da Volta da França / Foto: Divulgação / Tour de France

França - Christopher Froome (Sky) mostrou porque é considerado o grande favorito para ficar com o título da edição centenária da Volta da França. Ele é o novo líder do Tour de France 2013. O britânico vestiu a camiseta amarela depois de completar a primeira etapa de montanha, disputada no sábado, dia 06 de Julho, com 51 segundos de vantagem para o segundo colocado, seu companheiro de equipe Rochie Porte.
 
A oitava etapa do Tour de France foi disputada nos Pirineus, entre as cidades de Castres e Ax 3 Domaines. A disputa da edição centenária da Volta da França continua sendo disputada por 188 ciclistas e a largada para os 195 quilômetros que separam as duas cidades foi dada exatamente às 11h47, horário local. 
 
O queniano, criado na África do Sul e naturalizado britânico em 2008, não tomou conhecimento dos adversários. Com a ajuda do companheiro de equipe Richie Porte, Froome esperou a hora certa para entrar em ação. Logo depois da largada, um grupo de ciclistas disparou na frente tentando uma fuga. Eles chegaram a abrir quase 10 minutos de vantagem para o pelotão, mas aos poucos, com a aproximação da linha de chegada, a diferença foi caindo.
 
As equipes então passaram a preparar seus atletas para a grande chegada. A Sky conduziu Richie Porte e Christopher Froome até a base da última subida para que eles fizessem exatamente o que era esperado. A dupla não decepcionou para desespero de Alberto Contador, Andy Schleck e Cadel Evans, que até tentaram, mas não conseguiram acompanhar o forte ritmo aplicado pelo britânico na parte final da prova e viram o sonho do título do Tour de France ficar mais distante. 
 
Quem tentou acompanhar a dupla da Sky e quase conseguiu foi o espanhol Alejandro Valverde e o holandês Bauke Mollema, mas eles tiveram que se contentar com a terceira e quarta posição, respectivamente. 
 
O brasileiro Murilo Fischer completou a etapa na 149ª colocação e caiu mais uma posição na classificação geral, ocupando agora o 146º lugar. Com os resultados desse sábado, Fischer está 1 hora 12 minutos e 43 segundos do líder Christopher Froome. 
 
No domingo as montanhas novamente farão parte do percurso do Tour de France. Serão 168,5 quilômetros entre as cidades de Saint-Girons e Bagnères-de-Bigorre.
 
Confira  a classificação da 8.ª etapa:
 
1. Chris Froome (Grã-Bretanha/Sky), 5:03:18 horas
2. Richie Porte (Austrália/Sky), +51s
3. Alejandro Valverde (Espanha/Movistar), +1:08m
4. Bauke Mollema (Holanda/Belkin), +1:10m
5. Laurens ten Dam (Holanda/Belkin), +1:16m
6. Mikel Nieve (Espanha/Euskaltel), +1:34m
7. Roman Kreuziger (Rep. Checa/Saxo-Tinkoff), +1:45m
8. Alberto Contador (Espanha/Saxo-Tinkoff), m.t.
9. Nairo Quintana (Colômbia/Movistar), m.t.
10. Igor Anton (Espanha/Euskaltel), m.t.
11. Joaquim Rodriguez (Espanha/Katusha), +2:06m
149. Murilo Fischer (Brasil Sky), +30.15m
 
Confira a Classificação geral do Tour de France após oito etapas disputadas:
 
1. Chris Froome (Grã-Bretanha/ Sky), 32:15:55 horas
2. Richie Porte (Austrália/Sky), +51s
3. Alejandro Valverde (Espanha/Movistar), +1:25m
4. Bauke Mollema (Holanda/Belkin), +1:44m
5. Laurens ten Dam (Holanda/Belkin), +1:50m
6. Roman Kreuziger (Rep. Checa/Saxo-Tinkoff), +1:51m
7. Alberto Contador (Espanha/Saxo-Tinkoff), m.t.
8. Nairo Quintana (Colômbia/Movistar), +2:02m
9. Joaquim Rodriguez (Espanha/Katusha), +2:31m
10. Michael Rogers (Austrália/Saxo-Tinkoff), +2:40m
146. Murilo Fischer (Brasil Sky), +1h12m43s