Bicampeão Alberto Contador abandona
Rio de Janeiro - Foi só um susto. Após liderar a classificação geral por sete etapas e perdê-la no 9º dia de disputa, o italiano Vincenzo Nibali recuperou o topo nesta segunda-feira, após se sagrar campeão da 10ª etapa do Tour de France 2014.
No primeiro percurso montanhoso desta edição do Tour, Nibali se mostrou à vontade e venceu com certa folga os 161 km que separam as cidades francesas de Mulhouse e La Planche des Belles Filles. Com o tempo de 04h27m26s, o ciclista deixou o francês Thibaut Pinot 15 segundos atrás, na segunda colocação.
Se para Nibali a perda da liderança na 9ª etapa, quando o francês Tony Gallopin assumiu o topo, havia sido apenas um breve susto, o espanhol Alberto Contador não pode dizer o mesmo. Cinco dias após o atual campeão Chris Froome abandonar o Tour, foi a vez do bicampeão Alberto Contador (2007 e 2009) se despedir da maior prova do ciclismo no mundo.
Se antes as expectativas se recaíam sobre Froome e Contador para o Tour 2014, com a saída dos dois grandes nomes do ciclismo, Nibali assume de vez o posto de favorito ao título.
Não bastasse o excelente Tour que vem sendo feito pelo italiano, o ciclista se consagra também pela estabilidade e por chamar a responsabilidade para si quando necessário. Após deixar escapar a liderança na 9ª etapa, Nibali fez uma espetacular corrida nesta segunda a fim de retomar o posto de Gallopin, que caiu para a 5ª posição, 03m12s atrás do líder.
Nesta terça-feira, os 180 ciclistas que ainda correm terão o primeiro dia de descanso. O Tour volta na quarta-feira, com os 186 km da 11ª etapa, que serão percorridos entre as cidades de Besançon e Oyonnax, em pista plana.