Pindamonhangaba vence e faz a festa em casa na 7ª etapa do Tour do Brasil

O pelotão se prepara para a largada em Atibaia / Foto: Sérgio Shibuya / ZDLPindamonhangaba (SP) - A torcida de Pindamonhangaba fez festa com a vitória da equipe da cidade na sétima etapa do Tour do Brasil / Volta Ciclística de São Paulo, na última sexta-feira, dia 22 de Outubro.

O argentino Edgardo Simon venceu o trecho de 180,2 km entre Atibaia e Pindamonhangaba e segue na terceira posição geral. Seu companheiro de equipe, Flávio Santos Cardoso, terminou em 14º e continua com a camisa amarela de líder. Magno Nazaret, também de Pinda, é o vice-líder.

Pindamonhangaba viveu um clima de feriado nesta manhã. A cidade quase parou para acompanhar a chegada do Tour do Brasil, motivada pelos bons resultados da equipe da casa. Três colégios da rede pública encerraram as aulas mais cedo e cerca de 1.200 crianças ficaram aglomeradas próximas ao local do encerramento da prova, no centro. A mesma quantidade de adultos, segundo estimativa da Prefeitura da cidade, lotou a região e todos receberam brindes da equipe Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba e ainda concorreram a duas bicicletas.

Quando Edgardo Simon cruzou a linha foi saudado por fogos de artifício e logo cercado por fãs que queriam autógrafos e tirar fotos dele e dos outros companheiros do time que lidera a competição que chegou nesta sexta-feira a 932 quilômetros, percorridos em sete dias.

"Certamente foi a maior recepção que tive em toda minha carreira. O mais importante é conquistar o campeonato, mas todos fizeram o máximo para ganhar a prova, ainda mais por ser em casa. Agora precisamos manter a média dos bons resultados para ficar com o título", contou Benedito "Kid" Azevedo, treinador do time, que chorou na premiação e encontrou sua mãe, Fátima.

"Meu filho sempre foi batalhador e tenho orgulho dele. É muito emoção neste dia. Ele merece esse sucesso", disse. "Ele foi batizado na igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso", contou Fátima, mostrando a igreja que fica em frente ao pódio de premiação montado pela organização.

Edgardo comentou a vitória e a calorosa recepção da torcida. "Ganhar em casa é muito importante para torcida, amigos e patrocinadores. Esta foi uma etapa especial e fiquei feliz com a recepção. Fizemos um ótimo trabalho para defender a camisa de líder do "Baiano"(apelido de Flávio Santos Cardoso). A próxima etapa poderá ser decisiva", previu o atleta que cruzou a linha de chegada com 4h14min24s.

Hector Figueiras, uruguaio da equipe do interior paulista, completou a comemoração da torcida com a terceira posição no pódio. "A gente sabia que seria duro e o trabalho foi feito para preservar o "Baiano". Estou sem palavras para descrever o que senti quando vi a torcida na chegada".

O intruso na festa de Pindamonhangaba foi o argentino Alejandro Borrajo, da equipe norte-americana, segundo colocado. "O final da etapa foi muito difícil, com muitas curvas e paralelepípedos. Espero conquistar outros bons resultados para o meu time", declarou Alejandro, que venceu a parte de percurso da quarta etapa, completada por um contra-relógio.

Antonio Nascimento, da equipe de Santos, venceu o prêmio de montanha e ssumiu a ponta no geral com 18 pontos. "Tonho" ganhou também as duas metas volantes do dia e é o quarto na classificação. O líder das metas é Edgardo Simon, de Pindamonhangaba, com 38 pontos. Entre os atletas sub-23, que são promessas para a Rio-2016, o melhor na sétima etapa foi Glauber Nascimento, de Suzano, sexto colocado. No geral, o mais bem colocado continua sendo Flávio Reblin, de Florianópolis, 10º lugar (13º nesta sexta-feira).

Apesar de ser a etapa mais longa, o pelotão andou compacto na maior parte do tempo. Um grupo de nove ciclistas abriu uma fuga de 1min35s, com pouco menos de 60 quilômetros de prova, mas foi neutralizado com 120 quilômetros.

Até o final, alguns atletas tomaram a dianteira, como Geraldo Junior (Americana), Renato Seabra (Foz do Iguaçu) e Daniel Rogelim (São José dos Campos), mas o pelotão chegou junto na reta final da etapa, já com 28 graus, depois de sair de Atibaia, no início da manhã, com 16 graus.

Os atletas de Pindamonhangaba controlaram todo o percurso, prova disso que 80 ciclistas finalizaram a prova no mesmo segundo. A etapa não teve desistência entre os 116 que largaram.

Baiano segue líder no individual. Pinda é a primeira entre as equipes - Além da vitória na etapa, Pindamonhangaba comemora a permanência da camisa de líder com "Baiano". Ele tem 22h03min55s de tempo acumulado e vantagem de 14 segundos sobre Magno Nazaret e 23 sobre Edgardo Simon, seus companheiros. "Não era considerado favorito, mas dentro da equipe todos acreditavam em mim e estou provando que sou capaz".

Entre as equipes, Pindamonhanga venceu a etapa desta sexta-feira, mas viu sua vantagem diminuir 3min07 para 2min54 em relação a Santos, segunda melhor equipe da principal prova de estrada do Brasil.

A caravana largou às 6h50, com 16 graus, na praça Claudino Alves - Matriz, em Atibaia e passou pelas rodovias Dom Pedro I, sentido Jacareí (SP 065), Carvalho Pinto (SP 070), Floriano Rodrigues Pinheiro (SP 123) e Caio Gomes Figueiredo (SP 132). O trajeto teve três túneis, entre os quilômetros 80,6 e 85,1, na Carvalho Pinto.

Subida da montanha de Campos de Jordão é a oitava etapa - A 8ª e penúltima etapa do Tour do Brasil fará a largada no mesmo local da chegada desta sexta-feira (rua Deputado Claro César - Palacete 10 de julho), com destino à Campos do Jordão. O percurso terá 62 quilômetros e a chegada, que valerá um prêmio de montanha, será ainda em subida no Palácio Boa Vista. A dificuldade maior desta fase é que o grupo sai a 572 metros de altitude e chega a 1.783 metros.

As rodovias do percurso serão: Doutor Caio Gomes Figueiredo (SP 132), Floriano R. Pinheiro (SP 123) e Oswaldo B. Guisard (SP 46). Em seguida cruza a cidade de Santo Antônio do Pinhal, que também apoiou o evento, passa por São Bento do Sapucaí e chega a Campos do Jordão. A única meta volante será com 11,6 quilômetros. O primeiro prêmio de montanha será com 28,5 quilômetros e o segundo na chegada.

Campos do Jordão está situada na região do Vale do Paraíba, na Serra da Mantiqueira, parte leste do estado e distante 167km da capital paulista. A população da cidade gira em torno de 47 mil habitantes. O Palácio Boa Vista tem amplo acervo de arte nacional do período colonial e do modernismo. A economia se baseia no turismo e na prestação de serviços.

Resultados da sétima etapa - Atibaia a Pindamonhangaba - 180,2 km (média horária de 42,5 km/h)

Individual

1- Edgardo Simon (Funic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba) - 4h14min24s (10 s bonificação)
2- Alejandro Borrajo (Jamis Sutterz/EUA) - mesmo tempo (6 s bonificação)
3- Hector Figueiras (Funic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba) - mt (4 s bonificação)
4- Roberto Pinheiro (Funic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba) - mt
5- Daniel Rogelin (São José dos Campos) - mt
6- Glauber Nascimento (Suzano/GTK/Ciclomania) - mt
7- Fabiano Mota (Memorial/Santos/Giant) - mt
8- Andre Pulini (Memorial/Santos/Giant) - mt
9- Sean Joyce (Blackpeloton/Cicloravena/Nova Zelândia) - mt
10- Luiz Ortiz Jr. (Seleção Paulista) - mt

Equipes
1- Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba - 12h43min12s
2- GRCE Memorial/Pref Santos/Giant - mt
3- Jamis Sutter Home/EUA - mt
4- Avai/FME Florianópolis/APGF - mt
5- São José dos Campos - mt

Metas Volantes
Primeira

1- Antonio Nascimento (Santos)
2- Geraldo Souza Jr. (Americana)
3- Marcus Kuhn (Alemanha)

Segunda
1- Antonio Nascimento (Santos)
2- Flávio Reblin (Florianópolis)
3- Halysson Ferreira (Rio Claro)

Prêmios de Montanha
Primeiro
1- Antonio Nascimento (Santos)
2- Jeremy Yates (Nova Zelândia)
3- Geraldo Souza Jr. (Americana)

Classificação geral - após sete etapas

Individual

1- Flávio Santos Cardoso (Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba) - 22h03min55s
2- Magno Nazaret (Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba) - a 14 s
3 - Edgardo Simon (Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba) - a 23 s segundos
4- Luis Amorim (São Caetano/PZ Racing/Kuruma) - a 48 s
5- Fabio Ribeiro (Suzano/GTK/Ciclomania) - a 50 s
6- Marcos Novello (Memorial/Santos/Giant) - a 51 s
7- Renato Seabra (DataRo/Foz do Iguaçu) - a 1min12s
8- Antonio Nascimento (Santos) - a 1min27s
9- Maurício Morandi (São José dos Campos) - a 1min27s
10- Flávio Reblin (Avaí/Florianópolis/APGF) - a 1min30s

Equipes
1 - Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba - 66h13min05s
2- GRCE Memorial/Pref Santos/Giant - a 2min54s
3- Cesc São Caetano/PZ Racing/Kuruma/DKS - a 3min36s
4- DataRo/Foz do Iguaçu - a 3min52s
5- Avaí/FME Florianópolis/APGF - 4min19s
6- São José dos Campos - a 5min14s
7- Padaria Real/Céu Azul/Cannondalle/Sorocaba - a 6min09s
8- Suzano/Ecus/TTK/Ciclomania/Protec - a 6min51s
9- Jamis Sutter Home/EUA - a 7min21s
10- Velo/Seme Rio Claro - a 7min36s

Por pontos
1- Edgardo Simon (Pindamonhangaba) - 38 pontos
2- Hector Figueiras (Pindamonhangaba) - 25
3- Flávio Santos Cardoso (Pindamonhangaba) - 22

Prêmio de montanha
1- Antonio Nascimento (Santos) - 18 pontos
2- Jeremy Yates - 17 pontos
3- Flávio Santos Cardoso (Pindamonhangaba) - 10 pontos

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook