Bariloche se prepara para receber o Ironman

Estimativa é que o evento movimente 5 milhões de dólares e atraia cerca de cinco mil turistas / Foto: Divulgação

Argentina - Em março Bariloche será palco do “Ironman 70.3”, prova famosa por desafiar os limites do corpo com um triatlon que envolve 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21 km decorrida. Essa será a segunda edição realizada na Argentina, e garantirá 30 vagas para a grande final do Ironman 70.3, a ser realizada na Baia Nelson Mandela, na África do Sul, em setembro de 2018.
 
Mario Patrone, diretor da Event Live, empresa organizadora e dona da licensa Ironman na Argentina, estima um bom retorno econômico da prova. “Calcula-se que a primeira prova do ano injetará mais de cinco millhões de dólares na economia, considerando passagens, hotéis, gastronomia e passeios turísticos.” Além dos mais de 1600 atletas de diferentes nacionalidades, Abayuba Rodríguez, diretor esportivo na Event Live calcula que cada atleta profissional trará consigo cerca de 3 a 4 profissionais do esporte ou familiares.
 
O Diretor Executivo do Ente de Promoção de Turismo de Bariloche, EMPROTUR, Diego Piquín, classifica a data como uma grande oportunidade para tornar Bariloche um dos principais destinos quando o assunto é o esporte. “Em Bariloche acontecem eventos tradicionais como o 4 refúgios [competição de trekking], o Tetratlon Catedral, e o Escape da ilha Huemul [prova de triatlon], que estão fixados no calendário e atraem corredores de toda Argentina e região. Com o Ironman estamos trabalhando há meses para destacar a infraestrutura e os cenários que temos para ser o melhor destino de esportes e natureza.”
 
A cidade se preparou para a vinda dos turistas colocando 500 voluntários para trabalhar durante o evento. Além disso, os 70 ganhadores das diferentes categorias plantarão uma árvore, fomando assim um novo bosque em Bariloche, e o dinheiro arrecadado com as inscrições para a prova infantil será doado para algumas ONGs da cidade.
 
O percurso - A largada da prova será no hotel Llao Llao, com natação no Lago Moreno.  O ciclismo será a segunda etapa saindo do Circuito Chico, passando pelo centro e terminando no Centro Cívico. A corrida, última etapa, começa e termina no Centro Cívico, passando pelo centro da cidade.