Brasil terá representantes na Escape From Alcatraz

Nadadores em Alcatraz/ Foto: Brightroom Photography

Califórnia - Alguns dos maiores triatletas do mundo se encontrarão, neste domingo, dia 10 de junho, na Califórnia (EUA), para disputar uma das provas mais desafiadoras e prestigiadas do mundo, a Escape From Alcatraz. Como o nome já sugere, a competição simula uma fuga da prisão que abrigou alguns lendários criminosos dos Estados Unidos, como Al Capone.

Para “escapar”, os participantes precisam passar pelos 2,5 kmde natação nas águas congelantes da Baía de São Francisco, encarar 30 km de ciclismo e ainda 13 km de corrida, passando por terrenos variados, ruas da cidade e sob a famosa Ponte Golden Gate.

Em sua 32ª edição, a prova reunirá dois mil atletas, profissionais e amadores, de 43 países. Entre eles, dez brasileiros. O paulista Valter Stoiani estará na competição pela primeira vez e explica o que o levou a participar da Escape.

“Com certeza foi à fama da prova. Para mim ela está entre as cinco mais tradicionais do mundo. Além disso, o lugar aonde acontece e a natação desafiadora são atrativos também”, analisa Valter.

Outro estreante na prova, o brasiliense Carlos Alberto Guimarães conta que a expectativa para a disputa é enorme, principalmente por conta da natação, mas se diz preparado.

“É uma prova muito seletiva e uma das mais tradicionais de triathlon que existe. Sempre ouvi falar dela, tanto de triatletas renomados como pela mídia, que a considera como uma das mais legais no mundo”, disse.

E para os brasileiros, uma novidade. Em 2013, será realizado um evento inédito, nos mesmos moldes, no Rio de Janeiro. Quais serão as surpresas e os desafios da prova? Estes são segredos que os organizadores da Escape to Rio guardam a sete chaves.

“Se houver uma prova como essa no por aqui será sucesso garantido. Provas que carregam um tema e um desafio diferente são muito atraentes para atletas que buscam sempre novas conquistas”, finaliza o triatleta Carlos Alberto Guimarães.