Marcus Ornellas comemora 20 anos do primeiro título no Troféu Brasil

Marcus Ornellas / Foto: João Pires/Jump

São Paulo - A temporada 2012 do Troféu Brasil de Triathlon termina no próximo domingo, dia 9 de dezembro, com a realização da sexta e última etapa. A briga pelos títulos nas categorias Profissional e Amador, com alguns dos melhores nomes do esporte na atualidade, é um dos destaques da disputa, considerada a mais tradicional e importante da América Latina. Mas a etapa decisiva ainda terá uma atração extra: a comemoração de 20 anos no primeiro título de Marcus Ornellas, um dos principais triatletas do país.
 
Os triatletas enfrentarão as distâncias olímpicas, ou seja, 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida (haverá também a disputa do short, com metade destas distâncias). A largada será às 7h30, na Avenida Bartolomeu de Gusmão, entre os canais 5 e 6, onde estará montada a área de transição.
 
Bicampeão do Troféu Brasil, em 1992 e 1996, o fluminense Marcus Ornellas ainda detém o recorde da disputa nas distancias short (750m/20km/5km). E é justamente a comemoração de duas décadas de sua primeira conquista que acontecerá neste domingo, mais uma vez em Santos, no litoral de São Paulo. 
 
"Tive a honra de vencer esta prova naquele ano e hoje, 20 anos depois, ainda sonho em finalizar a temporada entre os cinco melhores do ranking. Este ano resolvi voltar a correr o Troféu Brasil, que é a vitrine e a referência do nosso esporte no Brasil. Um circuito consagrado mundialmente. Tenho grande satisfação e motivação em poder disputar a prova neste final de semana", destaca o triatleta, que fez sua estreia em 1991.
 
Marquinhos lamenta não poder ter participado de todas as etapas. "Infelizmente não participei da primeira etapa por estar machucado. Na metade do ano tive outra leve contusão, que também me atrapalhou. Reconheço que este ano ainda não consegui fazer o meu melhor em nenhuma das etapas que disputei, e espero ter guardado todas as minhas forças para essa grande final. Desistir nunca, render-se jamais!!!", finaliza o atleta.
 
Ao longo da história no evento, Marcus Ornellas colecionou bons resultados. De 1992 a 2004 ele venceu duas vezes, foi quatro vezes vice-campeão, duas vezes terceiro, duas vezes quarto. Desde 1991 foram 56 provas completadas com 39 vezes entre os Top 5 , 6 vitórias, 12 segundos lugares. Somente duas vezes não ficou entre os Top 10 numa etapa. Até hoje, os recordes na distância short são dele, pois em duas ocasiões fez a prova em 53'/53'20". Entre 2005 e 2012 priorizou a temporada na Europa (morou na Itália e França), pois durante um bom tempo competiu por um clube italiano de Turim.
 
As inscrições para a sexta e última etapa só podem ser feitas online, no site, www.trofeubrasil.com.br, até o dia 1 de dezembro. A oportunidade final será no véspera da prova, dia 8, durante a Expo Troféu Brasil e Simpósio Técnico, no Clube de Regatas Vasco da Gama, na Av. Alm. Saldanha da Gama, 33/35 (Ponta da Praia), das 13 às 19h. Mais informações poderão ser obtidas na NA Sports, pelo telefone (13) 3321-8240.
 
Após cinco etapa, Adriano Sacchetto é o líder no masculino, com 635,5 pontos, seguido por Danilo Pimentel, com 601, Anderson Pereira, com 522,5, Marcus Fernandes, com 509, e Santiago Ascenço, atual campeão, com 494. Já entre as mulheres, Carolina Furriela aparece na ponta, com 618 pontos, vindo depois Fernanda Garcia, com 606. Flávia Fernandes aparece em terceiro lugar, com 586 pontos, Ariane Monticelli em quarto, 454,5, enquanto a atual campeã, Carla Moreno, está em quinto, com 451.