Oscar Galindez pronto para mais um Ironman Brasil

Oscar Galindez pronto para o IronMan Brasil / Foto: Atletas.infoFlorianópolis - Não é muito fácil encontrar um brasileiro que torça por um atleta argentino. A rivalidade entre os dois países, criada no futebol, acaba se espalhando para outras modalidades. Mas há uma exceção nesta situação. Natural de Rio Tercero, província de Córdoba, mas residente em Santos, litoral paulista, Oscar Galindez superou esta rixa e hoje é admirado por seus compatriotas e também por inúmeros torcedores brasileiros.

Os diversos títulos conquistados por aqui acabaram com qualquer preconceito contra o triatleta, sem dúvida um dos melhores do circuito internacional. Galindez disputará o Ironman Brasil 2011, no dia 29 de maio, em Jurerê Internacional, em busca de seu quarto título na única seletiva da América Latina para o Mundial Ironman do Havaí.

Campeão em 2003, 2006 e 2007, Galindez ratificou sua condição de destaque da competição sendo, a cada edição, colocado no grupo de grandes favoritos ao topo do pódio. Aos 39 anos, ele se diz em forma para buscar mais um resultado positivo. Com relação à preparação, ele disse que começou mais tarde. "Estou bem e me sinto melhor do que antes. Esse ano tive vários compromissos de competições, a maioria distância de meio Ironman, e só aumentei o volume de treino há quatro semanas" revela. Com isso, ele não arrisca palpite. "Nunca dá para dar palpite já que podemos falar em resultado final só quando se cruza a linha de chegada", completa.

Oscar também revela o maior desafio da prova."Como em todo Ironman, a maratona, pois é a última prova depois de rodar os 180 km e o corpo pode começar a sentir certo desgaste. Por isso, quando se fala em adversários, citaria todos os triatletas, porém especialmente eu mesmo, pois se consigo conciliar minha mente com meu corpo posso ir longe", afirma.

Galindez descarta qualquer duelo contra Eduardo Sturla, que também tem três vitórias. "Sinceramente, considero e respeito a todos os atletas da mesma forma", afirma. E ainda fala sobre o Mundial e a classificação. "Acho que estou entre os 30. Na realidade, não estou muito preocupado com isso, pois existem atletas que estão dentro do ranking e talvez não façam o Ironman Kona. Hoje em dia, o triatleta profissional procura o melhor para ele próprio e várias competições da série WTC não estão retornando para os atletas profissionais como corresponde em matéria de convites e interesse para tê-los em suas provas", detalha.

Desempenho e projeto social - Em 2010, Oscar venceu o Half ISS Mar Del Plata e a 7a Volta Internacional Master de Ciclismo Chiriqui (Panamá), além do vice no Half Triathlon Concórdia. Na temporada ainda ficou em terceiro nos Ironman 70.3 de Pucón, Cancun e Miami. No Ironman Brasil, terminou em quinto. Já em 2011, ele venceu o Campeonato Argentino de Longa Distância e o Half ISS de Mar Del Plata, foi segundo no GP Extreme em São Carlos, e terceiro no 70.3 de Pucón.

Neste ano, a participação em Floripa terá um sabor diferente. Ela encerrará o projeto solidário para auxiliar a escola Apadim, em Córdoba, que assiste a cerca de 100 alunos carentes e com deficiência física. Para isso, ele fez um leilão com inscrições para a prova em Floripa, uniformes de sua grife e uma planilha de treinamento. Oscar doou parte de todo o dinheiro arrecadado. "Trata-se de uma coisa especial, que me completa como ser humano", destaca.

A programação oficial do Ironman Brasil 2011 começa no dia 25 de maio, com a abertura da Expo Ironman. A partir daí, acontece uma série de ações, com destaque para os congressos técnicos para todas as categorias, amadores e profissionais, todas no Clube Doze de Agosto. Na sexta-feira, dia 27, será a vez do tradicional Jantar de Massas, a partir das 19h, no P12. No dia 29 as atividades começam cedo, às 4h30, com a pintura dos atletas e acesso à área de transição. A largada será às 7h, com término à meia-noite. Na segunda-feira, dia 30, será a vez do almoço de premiação, também no P12, das 12 às 14h.