Reinaldo Colucci é tricampeão do Ironman 70.3 Pucón

Reinaldo Colucci sagrou-se tricampeão do Iroman 70.3 Pucón / Foto: Washington Alves (Inovafoto/COB)

Chile - Reinaldo Colucci sagrou-se tricampeão do Iroman 70.3 Pucón, disputado no último domingo, dia 13 de Janeiro, no Chile. Ele completou o percurso em 4 horas e 4 minutos de prova, depois de percorrer 1,2 milhas de natação (1,9 Km), 56 milhas de ciclismo (90 Km) e 13.1 milhas de corrida (21 Km), daí a denominação de 70.3, que é a soma das distâncias em milhas.
 
A prova não foi fácil. Além do alto nível dos competidores, o vento no ciclismo e o calor intenso na corrida também incomodaram. O brasileiro assumiu a ponta da prova logo no início do ciclismo e conseguiu abrir certa vantagem que foi importante para se manter em primeiro diante dos ataques do argentino naturalizado italiano, Daniel Fontana, que terminou em segundo lugar. O bronze fico para o chileno Felipe Van de Wyngar. 
 
Santiago Ascenço, que terminou a prova em 5º lugar, falou sobre a experiência da primeira competição do ano. "Imprimi um ritmo muito forte no ciclismo, mas me senti super bem. Foi dentro do esperado em termos de potência e desgaste. Acredito que ainda me falta treinos mais específicos de corrida para poder ‘fechar esta conta’", comenta. 
 
O goiano, que cruzou a linha de chegada 10 minutos depois que Colucci, está no início de sua preparação para as competições de 2013 e usou a prova chilena como um teste. "Esta prova foi como um primeiro teste para sabermos quais os pontos devem ser melhor trabalhados ao longo da temporada. Por isso avalio o resultado como positivo", diz.
 
"As condições de prova foram as mais difíceis possíveis. A prova foi uma das mais duras dos últimos anos", diz Santiago que disputou o Ironman 70.3 de Pucon pela sétima vez. Até hoje, os melhores resultados dele nesta prova foram dois segundos lugares, em 2007 e 2012, respectivamente.