Talita Saab completa IronMan Cancun na 10ª colocação

Foto: DivulgaçãoTalita Saab fez bonito durante o IronMan Cancun 70,3, prova disputada no último dia 19 de Setembro, no México. A brasileira completou o percurso depois de mais de cinco horas de muito esforço, terminando a prova na 10ª colocação. Com o resultado, a alteta conquistou a vaga para o Mundial do Ironman 70.3, que ocorrerá no dia 14 de novembro em Clearwater, Flórida nos Estados Unidos.

 O IronMan 70,3 é uma prova que requer muita resistência. Na primeira parte os atletas tem que nadar 1,9 Km no mar. Talita começou bem e nadou o percurso em 32 minutos e 07 segundos, na 11ª colocação. Assim que completam a primeira parte, sem descançar um segundo, os competidores partem para o ciclismo. São mais 90Km pedalando. Em Cancun foram duas voltas de 45Km passando por belas paisagens, praias e auto estradas.  A brasileira manteve o bom rítmo e depois de 2 horas 52 minutos e 22 segundos completou a segunda etapa da prova. Faltavam ainda 21,1Km de corrida. Uma meia maratona. Mais uma vez o circuito foi disputado em duas voltas. Talita teve forças ainda para passar duas adversárias e completou a terceira e última parte do trajeto em 1 hora 52 minutos e 56 segundos, finalizando o IronMan Cancun em 10º lugar, com o tempo total de 5 horas 22 minutos e 38 segundos.

A grande vencedora entre as mulheres foi a Americana Amanda Stevens, com o incrível tempo de 04 horas 25 minutos e 34 segundos. A segunda colocada foi a australiana Michellie Jones. Ela terminou o IronMan 70,3 em 4 horas 27 minutos e 01 segundo. A terceira posição também ficou com uma australiana. Kate Major fechou o pódium com o tempo de 04 horas 28 minutos e 27 segundos, bem próxima da compatriota.

Os australianos também levaram dois atletas ao pódio no masculino. Só que dessa vez, no lugar mais alto. Luke Bell foi o grande vencedor e garantiu o trófeu com menos de quatro horas de prova. O super atleta completou as 70,3 milhas, ou os 103 quilômetros de disputa em 3 horas 59 minutos e 46 segundos. Seu compatriota de mesmo nome, Luke Mckezie, ficou em segundo, com o tempo de 4 horas 2 minutos e 30 segundos. O argentino Oscar Galindez, conhecido por disputar provas no Brasil, ficou em terceiro. Ele fechou o IronMan Cancun em 4 horas 05 minutos e 20 segundos, completando o pódio.

Segue Relato da Brasileira Talita Saab sobre o IronMan disputado em Cancun:

"Depois de muito calor e a alta umidade, tudo valeu a pena.

Como todos os dias aqui, às 5h da manhã o bafo quente já era forte. Com uma organização perfeita e pontual, a elite feminina largou 1 minuto após a elite masculina e à frente das demais categorias.

Como em toda prova, aprendem-se algumas coisas e ganha-se experiência. Dessa vez, aprendi que não posso passar protetor no rosto todo. Estava conseguindo ficar na esteira das mulheres até com facilidade quando começou a entrar água nos óculos e, como a água era muito salgada, ardia muito. Tive que parar pra tirar a água 3x e acabei perdendo a esteira e fiquei apenas com a Amanda Balding do meu lado.

Ao sair para o ciclismo, já tinha perdido de vista as demais adversárias e fiquei muito tempo sozinha, até os outros competidores que largaram atrás chegarem. A distância das demais era muito grande, realmente o nível foi altíssimo e admirável de ver, principalmente a Amanda Stevens. Ela deu um Show.

No ciclismo, numa estrada perfeita e totalmente plana, a ida estava mil maravilhas, mas, na volta, o vento forte, que não teve nos outros anos, dificultava bastante. Outro erro que cometi foi pedalar com capacete aero. Por ser fechado, minha cabeça esquentava muito com o forte calor, e eu não conseguia pegar água suficiente para jogar na cabeça e no rosto; ou pegava pra jogar ou pra beber!

Tudo só foi melhorar nos últimos 15km quando caiu um baita chuva! Foi de lavar até a alma! Mas, ao mesmo tempo que ficava aliviada, me preocupava com a umidade que iria aumentar na corrida por causa da chuva. Quando cheguei na transição, a chuva já havia parado e o bafo quente era insuportável.

A organização colocou postos de hidratação muito bem abastecidos a cada 1km com tudo o que vc podia imagina. Coca, gelo, água, gatorade, laranja, barra e gel da power bar à vontade! Tudo isso foi o que salvou. A cada posto, eu estourava uns 3 saquinhos de água no corpo, colocava gelo dentro do macaquinho e carregava um saquinho de água para me refrescar de um posto a outro, e isso era o que me fazia aguentar o calor.

Via muita gente passando mal e andando, e isso me dava medo de não aguentar a última volta.A reta era interminável, duas voltas de 10.5km e não tinha fim. Nos retornos, eu percebia que estava tirando a diferença da Amanda Balding e isso me motivou a buscá-la. (Pensava comigo: 'pelo menos se eu passá-la não vou ser a ultima...' hehehe) e ganhar dela pra mim tinha um gostinho especial.

Uma outra atleta estava logo à frente dela, mas, na segunda volta, abandonou a prova. Na segunda volta, meu ritmo de corrida melhorou e nos últimos 5km, não sei como, estava correndo bem mais forte e a ultrapassei. Foi um calor desumando, o tempo de prova foi muito mais alto que normalmente faço um meio Iron, mas tudo valeu a pena. O mais legal de tudo foi depois, na premiação, ter pego a vaga para o mundial que tanto queria.

Não esperava por isso, pois achava que ainda havia a regra dos 5% para poder pegar, e estava lá só porque estava esperando minhas amigas Dani e Bertha pegarem as vagas delas. Até que, sem querer, passou pela minha cabeça: "ah, vou lá dentro só ver quem vai pegar as vagas do feminino." Assim que entrei, escutei chamar o nome da americana Jackson Heather, sétima colocada, e logo o meu!!! Comecei a gritar "sim, eu quero" e saí tremendo da sala, achando que estava errado.

Fui perguntar para a Americana se estava certo, e ela me disse "se deram é porque pode, não questione". rsrsrs
Nisso entrei em primeira na fila, com a ajuda ta Talita Amorelli (brigada Talita!!) para pagar e finalmente estava com a vaga para o tão sonhado mundial.

Estava tentando essa vaga desde Pucón! Meus amigos que me acompanham sabem o quanto eu queria e o quanto estou feliz, mesmo sendo de surpresa.
Ainda bem que eu estava por lá, se não iria querer morrer ao saber que havia perdido.

Valeu a experiência, valeu estar no meio de altelas como Michellie Jones e Amanda Stevens, para mim é um privilegio poder competir com essas pessoas que sempre admirei. Sei que meu nível é muito inferior, mas estar aqui só me trouxe mais aprendizado e ver o quanto quero melhorar.

Obrigada a todos pela torida, mensagens no twitter, e-mail e tudo mais, isso significa muito para mim.

Gostaria muito de agradecer e dar um super parabéns às minhas companheiras de viagem, Bertha e Dani, que foram guerreiras nessa prova! Fiquei muito ogulhosa de vcs!

E lógico, aos meu patrocinadores, JOGEFE, FIRTS CLASS E PREFEITURA DE ITATIBA! Sem eles não seria possível estar aqui e ter vivenciado tudo isso. Muito Obrigada!"

Resultados

Elite feminino:

1º- STEVENS , DR. AMANDA LAYNE  Elite Female Y USA AMANDA STEVE 04:25:34 
2º - JONES , MICHELLIE  Elite Female Y AUSTRALIA MICHELLIE JO 04:27:01 
3º - MAJOR KATE  Elite Female Y AUSTRALIA  04:28:27 
4º - SYM , CHRISTIE  Elite Female Y AUSTRALIA CHRISTIE SYM 04:37:17 
5º - BEVILAQUA , KATE  Elite Female Y AUSTRALIA KATE BEVILAQ 04:44:56 
6º - GOMEZ TIRADO , DUNIA  Elite Female Y MEXICO GIANT-MAXXIS 04:52:26 
7º - PATERSON , LESLEY  Elite Female Y UNITED KINGD LESLEY PATER 04:54:12 
8º - JACKSON , HEATHER  Elite Female Y USA HEATHER JACK 05:06:54 
9º - BATIZY-MORLEY , JULIANNA  Elite Female Y USA JULIANNA BAT 05:11:07 
10º - SAAB , TALITA  Elite Female Y BRAZIL TALITA SAAB 05:22:38

Elite Masculino:

1º -  BELL , LUKE  Elite Male X AUSTRALIA LUKE BELL 03:59:46 
2º - MCKENZIE , LUKE  Elite Male X AUSTRALIA LUKE MCKENZI 04:02:30 
3º - GALINDEZ , OSCAR S  Elite Male X ARGENTINA OSCAR GALIND 04:05:20 
4º - WHITE , MATT  Elite Male X AUSTRALIA MATT WHITE 04:07:33 
5º - CASTILLO LATORRE , ANDRES FELIPE  Elite Male X COLOMBIA ANDRES CASTI 04:08:08 
6º - AMBROSE , PAUL REECE  Elite Male X AUSTRALIA PAUL AMBROSE 04:10:01 
7º - CLERBOUT , BRUNO  Elite Male X BELGIUM BRUNO CLERBO 04:12:35 
8º - RHODES , BRYAN  Elite Male X NEW ZEALAND BRYAN RHODES 04:14:53 
9º - VABROUSEK , PETER  Elite Male X CZECH REPUBL PETR VABROUS 04:20:32 
10º -  SAUCEDO MATA , LEONARDO  Elite Male X MEXICO LEON SAUCEDO 04 

Confira o Vídeo do Podium do IronMan Cancun 2010