Martine Grael e Kahena Kunze fecham fase classificatória em 2º

Três primeiras duplas da classe 49erFX estão empatadas. Brasileiras aparecem na segunda posição por critério de desempate, mas dependem apenas de seus resultados para o título / Foto: Sailing Energy/World Sailing

Rio de Janeiro - Martine Grael e Kahena Kunze estão firmes na briga pela medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Rio 2016. As velejadoras brasileiras fecharam esta terça-feira (16) na segunda posição geral entre as 20 duplas da classe 49erFX, após a conclusão das 12 regatas da fase de classificação.
 
A Regata da Medalha, que vai contar com os dez primeiros barcos, está programada para quinta-feira (18), às 14h05. A disputa promete ser emocionante: as três primeiras duplas estão com a mesma pontuação (46 pontos perdidos) após a fase de classificação e só dependem de seus resultados na regata decisiva para trazer o ouro. 
 
Por conta do critério de desempate (número de regatas vencidas na fase de classificação), a liderança está com a dupla espanhola formada por Tamara Dominguez Echegoyen e Berta Moro Bertanzos, que venceram quatro das 12 provas. 
 
Martine e Kahena ganharam duas e estão na segunda posição, à frente das dinamarquesas Jena Hansen e Katja Steen Salskov-Iversen, que estão em terceiro, também com 46 pontos perdidos, mas somam apenas uma vitória nas 12 provas.
 
Em quarto, e também na briga pela medalha de ouro, aparecem as neozelandesas Alex Maloney e Molly Meech, com 47. A disputa pelas três medalhas ficará focada apenas nessas quatro primeiras colocadas, já que a dupla que está na quinta posição soma 75 pontos. Como apenas dez barcos voltam para a Regata da Medalha, o maior número de pontos perdidos com um último lugar na quinta-feira seria de 20, com a pontuação dobrada.
 
O último dia de provas na fase de classificação foi de muita regularidade para Martine e Kahena, que fecharam duas regatas na segunda posição e uma em sétimo. O resultado descartado pelas brasileiras foi um 11º lugar, que aconteceu na nona regata, na última segunda-feira.
 
Martine Grael e Kahena Kunze foram campeãs mundiais da classe 49er FX em 2014, ano em que também foram escolhidas como as melhores velejadoras do mundo pela Federação Internacional de Vela. Juntas, também conquistaram duas medalhas de prata nos Mundiais de 2013 e 2015, além da prata dos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook