Scheidt vai lutar pela medalha de bronze na Rio 2016

Bicampeão olímpico tem dia difícil na Marina da Glória, cai para a 5a. posição na classificação geral, mas segue vivo na busca de sua sexta medalha em Olimpíadas / Foto: ©Sailing Energy / World Sailing

Rio de Janeiro - Maior medalhista olímpico da história do Brasil, Robert Scheidt vai lutar pelo pódio na medal race, a última regata da Rio 2016, na próxima segunda-feira (15).
 
Neste sábado (13), os ventos não foram favoráveis ao brasileiro, que fez um 26º e um 11º e caiu da vice-liderança para o 5º lugar na classificação geral da classe Laser, com 87 pontos perdidos. Com isso, as chances agora são de medalha de bronze. Isso porque está a dez pontos do terceiro colocado, o neozelandês Sam Meech (77 pontos perdidos). Matematicamente, não pode mais alcançar os líderes Tonci Stipanovic, da Croácia, e Tom Burton, da Austrália, que têm 57 e 67 pontos perdidos, respectivamente.
 
A disputa promete ser acirrada para Scheidt. Além de bater Meech, ele precisará superar também o francês Jean Baptiste Bernaz, que ocupa a quarta posição na classificação geral, com 86 pontos perdidos, apenas 1 ponto a menos que o brasileiro. A flotilha da medal race terá apenas 10 barcos, com pontuação dobrada. Para conquistar sua sexta medalha olímpica, Robert precisa ficar pelo menos 6 posições à frente de Meech e à frente de Bernaz e do britânico Nick Thompson (sexto colocado, com os mesmos 87 pontos perdidos que Scheidt).
 
""Hoje não fui bem. Estava um dia lindo, com vento, velejei abaixo do que eu sei, principalmente na primeira prova. Não larguei tão bem e o princípio da regata me custou muito. Insisti muito pelo lado esquerdo e não deu certo. Com isso a pontuação embaralhou muito e agora preciso de uma combinação de resultados na medal race. Não é impossível, mas é uma situação bem mais difícil. Mas vamos lutar para recuperar esses pontos, vou entrar na regata da medalha para tentar ganhar, sendo mais agressivo", afirmou Scheidt, que é patrocinado pelo Banco do Brasil, Rolex, Deloitte e Audi, com os apoios de COB e CBVela. 
 
Uma medalha no Rio de Janeiro significará marcas históricas para Robert. Se subir ao pódio, será o primeiro atleta, entre todas as classes do iatismo, a somar seis conquistas na vela. E isso em seis edições consecutivas dos Jogos, considerando todos os esportes. A disputa da classe Laser na Rio 2016 terá 10 regatas, duas por dia, e a medal race (regata da medalha) no dia 15.
 
Gintare sobe para sexto - A lituana Gintare Scheidt, esposa de Robert e uma das favoritas ao ouro na Laser Radial, somou um 4º e um 11º lugares nas regatas deste sábado. Com isso, subiu da 8º para a 6º colocação na classificação geral, com 82 pontos perdidos.
 
Classificação geral - após 10 regatas
 
1) Tonci Stipanovic (CRO) - 57pp
2) Tom Burton(AUS) - 67pp
3) Sam Meech (NZL) - 77pp
4) Jean Baptiste Bernaz (FRA) - 86pp
5) Robert Scheidt (BRA) - 87pp
6) Nick Thompson (GBR) - 87pp
7) Pavlos Kontides (CYP) - 92pp
8) Juan Ignacio Maegli (GUA) - 103pp
9) Julio Alsogaray (ARG) - 107pp
10) Rutger Van Schaardenburg (HOL) - 108pp

Veja Também: