Confiantes na medalha olímpica, Scheidt e Prada finalizam preparação na Europa

Em busca da medalha de ouro em Londres / Foto: Local/DivulgaçãoSão Paulo - Na reta final da preparação para a Olimpíada de Londres/2012, Robert Scheidt e Bruno Prada seguem para uma série de competições na Europa com a confiança em alta. Os dois têm bons motivos para isso: líderes do ranking mundial da classe Star, não perdem uma disputa desde maio de 2011.

No exterior, a dupla terá pela frente mais três etapas da Copa do Mundo de Vela, o Mundial de Hyéres e dois períodos de treinos em Weymouth, nas mesmas raias que serão utilizadas pela categoria nos Jogos, em julho.

A sequência de vitórias até agora não deve ser um fator a mais de pressão para a dupla, que comemorou no último carnaval seu 50º título, o Campeonato Paulista de Star, na represa de Guarapiranga.

"Em algum momento a gente vai perder, mas não sentimos uma obrigação de ganhar todas", aponta Scheidt. "A próxima competição em que vamos pensar em performance é o Mundial de Hyéres, em maio. Sempre é importante velejar bem numa disputa desse nível, e vamos querer ganhar. Mas hoje temos mais segurança, porque sabemos que já adquirimos a técnica para ganhar qualquer tipo de regata."

Antes do Mundial, Scheidt e Prada vão investir na recuperação física, por meio de fisioterapia, e em novos testes. "Até o final de março, vamos trabalhar essa parte física, porque a disputa em Weymouth será muito dura. Também estamos desenvolvendo, junto com um desenhista, velas mais resistentes, que mantenham a forma original por mais tempo, e precisamos testar antes do Mundial", explicou Scheidt.

A dupla também vai mudar de barco durante a etapa da Copa do Mundo de Palma de Maiorca, em março, usando o italiano Follia como opção ao americano Pstar, com o qual venceram o Mundial de Perth, em 2011. "O barco italiano é mais tradicional, vai bem com ventos fortes e fracos. Foi feita uma adaptação muito boa nele para velejar em vento de popa. Já o americano é muito moderno, tem o peso todo no centro, o que o torna bem equilibrado, e também vai bem em vento de popa. Hoje, iríamos para a Olimpíada com ele. Mas, se podemos testar outro que vá ainda melhor, porque não?", argumentou Scheidt.

Mais bem preparados em 2012 - Para Bruno Prada, o laboratório feito durante toda a temporada de 2011 foi fundamental na preparação da dupla para a Olimpíada. "Em 2008, tínhamos muita vontade, mas faltava conhecimento. Éramos dois velejadores, um da Laser e outro da Finn, tentando velejar a Star. Depois da competição, vimos que precisávamos melhorar a estratégia, a técnica, ter um bom ritmo de competições, como o que fizemos agora", analisou Prada. "Decidimos fazer um laboratório, pesquisando diversos equipamentos. A busca tem que ser incansável. Se você achar que já tem o equipamento perfeito, acaba perdendo", assegurou.

Apesar de prever uma disputa dura nos Jogos de Londres, Scheidt acredita que a raia de Weymouth será mais favorável à dupla. "É uma raia melhor para nós, com mais variáveis, mais limpa. Os ingleses têm como vantagem o fato de conhecer bem a meteorologia, principalmente a do local da medal race, que é muito próxima da costa, num porto embaixo de um castelo. No ano passado, eles ganharam a medal race lá, fizeram tudo certo. Mas, nas outras regatas, as nossas chances se igualam", relembrou. "Será uma disputa muito parelha."

Bruno Prada acrescentou que a Star é uma classe muito forte tecnicamente. "Em Perth, 11 vagas estavam em jogo, e muita gente boa ficou de fora", contou o proeiro. Prada destacou os ingleses e os poloneses como os grandes adversários a serem batidos em Londres.

Juntos desde 2011, os dois somam cinco medalhas olímpicas - quatro de Scheidt, com dois ouros e uma prata na Laser e uma prata na Star, e uma de Bruno, a prata na Star, em Pequim.

As últimas 10 conquistas de Scheidt e Prada
 

Semana Olímpica Francesa, em Hyères (etapa da Copa do Mundo) - maio/2011
Delta Lloyd Regatta, em Medemblik (etapa da Copa do Mundo) - junho/2011
Skandia Sail for Gold Regatta, Weymouth (etapa da Copa do Mundo) - junho/2011
Evento-teste para os Jogos de Londres/2012, em Weymouth - agosto/2011
Campeonato Italiano para as Classes Olímpicas, em Garda - setembro/2011
Star Class Southern Hemisphere Championship, no Rio de Janeiro - novembro/2011
Mundial de Perth (Austrália), dezembro/2011
Miami OCR (etapa da Copa do Mundo) - janeiro/2012
Semana Brasileira de Vela, em Búzios - fevereiro/2012
Campeonato Paulista de Star - fevereiro/2012

Próximas competições e treinos

25/3 a 6/4 - Etapa da Copa do Mundo em Palma de Maiorca
20 a 27 de abril - Etapa da Copa do Mundo de Hyéres
2 a 12 de maio - Mundial de Star em Hyéres
25/5 a 2/6 - Treinos em Weymouth - raia olímpica
4 a 9/6 - Etapa da Copa do Mundo de Weymouth - raia olímpica
18 a 29/6 - Treinos em Weymouth - raia olímpica
16/7 - Entrada na Vila Olímpica de Weymouth
29/7 a 5/8 - Disputa da classe Star na Olimpíada de Londres