Scheidt e Prada são campeões antecipados em Hyères

Pela segunda vez na temporada, Robert Scheidt e Bruno Prada são campeões antecipados de um evento internacional importante antes mesmo da disputa da Medal Race / Foto:  Daniel Forster/ RolexFrança - Pela segunda vez na temporada, Robert Scheidt e Bruno Prada são campeões antecipados de um evento internacional importante antes mesmo da disputa da Medal Race.

Com um décimo e dois quintos lugares nas três regatas desta quinta-feira (28/4), na Semana Olímpica Francesa, os brasileiros da classe Star fecharam a fase de classificação com 37 pontos perdidos e não correm o risco de serem ultrapassados, nem que cheguem em último lugar na Medal Race. A primeira vez no ano em que a dupla conseguiu tal façanha foi na Rolex Miami OCR, em janeiro.

A Medal Race, com apenas as dez tripulações mais bem colocadas na fase de classificação, tem pontuação dobrada e não pode ser descartada. Scheidt e Prada poderiam somar, no máximo, 20 pontos na única prova desta sexta-feira, caso em que chegariam a 57 pontos. Os franceses Xavier Rohart e Pierre Alexis Ponsot, em segundo na classificação da Star, já têm 62 pontos perdidos mesmo antes da Medal Race.

Em mais um dia de ventos fracos em Hyères - a velocidade oscilou de 5 a 8 nós (9,2 km/h a 14,8 km/h) - a organização da Semana Olímpica Francesa optou pela realização de três regatas para completar a programação da fase de classificação, que estava atrasada. "Foram três regatas de ventos fracos e rondados", conta Scheidt. "Nas duas primeiras, velejamos da forma mais conservadora possível. Na última, em que só os franceses poderiam nos vencer, fizemos uma regata tática e ficamos sempre colados neles."

Prada destaca que a dupla foi superando obstáculos ao longo da competição. "Os ventos fracos e inconstantes predominaram aqui e, com o nível elevadíssimo da Star, qualquer pequeno erro custaria muito caro. Mas conseguimos sair de situações difíceis e nos superar", diz o proeiro. "Ganhar o título antes da Medal Race demonstra que fomos muito constantes esta semana, lembrando que ganhamos apenas uma regata. Missão cumprida!", comemora.

Classificação geral após dez regatas e o descarte do pior resultado:

1º - Robert Scheidt e Bruno Prada, Brasil, 37 pontos perdidos (1+5+4+4+2+3+8+10+5+5)
2º - Xavier Rohart e Pierre Ponsot, França, 62 pontos perdidos (3+18+1+6+21+2+11+4+3+14)
3º - Diego Negri e Enrico Voltolini, Itália, 68 pontos perdidos (2+19+23+3+1+38+14+1+1+4)
4º - George Szabo e Mark Strube, EUA, 69 pontos perdidos (5+2+10+9+5+18+7+11+11+9)
5º - Andrew Campbell e Ian Coleman, EUA, 76 pontos perdidos (8+3+20+8+6+24+9+3+8+11)