Sheidt e Prada estreiam nesta segunda-feira no Troféu Princesa Sofia, em Palma de Maiorca

Scheidt e Prada ganharam tudo em Miami / Foto: Daniel Forster/ Rolex São Paulo - Dispostos a manter o bom desempenho na temporada, os velejadores Robert Scheidt e Bruno Prada, líderes do ranking mundial da classe Star, dão sequência à campanha olímpica para Londres/2012 a partir desta segunda-feira (4/4), no Troféu Princesa Sofia, em Palma de Maiorca, na Espanha.

A competição, que abre a temporada europeia da vela em 2011, é, também, uma etapa da Copa do Mundo da Federação Internacional de Vela (Isaf) e será usada por vários países como seletiva olímpica e preparação para o evento-teste para os Jogos de Londres, marcado para agosto, em Weymouth, nas raias que abrigarão as disputas de vela da Olimpíada.

"O Princesa Sofia é uma etapa da Copa do Mundo e vai ser a primeira eliminatória dos velejadores italianos para a formação da equipe olímpica", diz Bruno Prada. "Também vai servir de preparação para alemães e americanos, que vão ter eliminatória olímpica em Weymouth", prossegue o proeiro de Scheidt, afirmando que a disputa no Real Club Náutico de Palma será bem acirrada. "Fora isso, vamos ter o sueco (Fredrik Loof), o inglês (Percy), os franceses (Florent e Rohart)", enumera.

A raia em Palma de Maiorca é velha conhecida de Scheidt e Prada. Em 2007, na preparação para a conquista do título do Mundial de Star em Cascais (POR), a dupla foi campeã do Princesa Sofia e do Campeonato Europeu de Primavera. "É uma raia bem interessante, tem um pouco de tudo, muita diversidade de vento: forte, médio, rondado... É bem eclética, boa para nós", diz Scheidt.

A competição em Palma de Maiorca segue até o dia 9. Na classe Star, com 40 tripulações inscritas, serão disputadas 10 regatas na fase classificatória, com o máximo de três provas por dia, e a Medal Race (desde que tenham sido completadas três regatas da fase classificatória). Quando cinco ou mais provas da fase classificatória forem completadas, os velejadores terão direito ao descarte do pior resultado.

Scheidt e Prada venceram todas as competições que já disputaram em 2011, ano fundamental para a campanha olímpica para Londres/2012. Foram ouro na Walker Cup (de 22 a 23 de janeiro) e, na sequência, na Rolex Miami OCR (de 24 a 29), primeira competição do ano a contar pontos para a classificação da Isaf. Em fevereiro, venceram a Semana Brasileira de Vela, em Florianópolis, confirmando a vaga na classe Star na equipe olímpica brasileira de vela.