Torben Grael é destaque em regatas com 16 barcos históricos

Torben Grael e sua tripulação após cruzar o Cabo Horn / Foto: DivulgaçãoAlicante - Repleta de atrações, a Vila da Regata em Alicante também reserva um pouco da história da Volvo Ocean Race. Enquanto as equipes de terra trabalham nos últimos acertos para a largada deste sábado (5), os barcos que fizeram a história das 10 edições anteriores da maior regata de volta ao mundo se enfrentarão nas águas do Mediterrâneo.



Lendas vivas da vela como o brasileiro Torben Grael, atual campeão da Volvo Ocean Race, serão tripulantes dos veleiros das temporadas de 1973-74 até a de 2008-09. O desfile da flotilha começa nesta terça-feira (1) e segue até sábado (5), quando os seis Volvo Open 70 partirão para as 39 mil milhas náuticas (72 mil quilômetros) rumo a Cidade do Cabo.

"A Race Legends é uma oportunidade para encontrar amigos e desejar boa sorte aos brasileiros Horácio Carabelli e Joca Signorini para a Volvo Ocean Race", revelou Torben Grael, que integrará o Charles Jourdan (1989-90).

O evento é liderado por ícones da vela como Lady Pippa Blake (esposa de Sir Peter Blake), Tracy Edwards, Sir Chay Blyth, Magnus Olsson, Skip Novak, Pierre Fehlmann e Alain Gabbay.

"Estou muita encantada pela homenagem a Sir Peter Blake na Race Legends. Muitos dos parceiros dele vão correr em Alicante e, por isso, estou ansiosa para esse encontro", disse Lady Pipa Blake.

Os representantes mais antigos serão Tauranga 55, da Itália, Great Britain e Adventure, ambos da Inglaterra, que competiram na primeira edição em 1973/74. Os mais novos, já com o padrão Open 70 da úyltima edição, são Telefónica Black e Green Dragon. Outra presença na baia de Alicante é a do Heineken, que participou da corrida em 1993-94 com uma tripulação só de mulheres. 

Os participantes da Regata das Lendas:
Tauranga (1973-74)
Adventure (1973-74 e 1977-78)
Great Britain II (1973-74)
King's Legend (1977-78)
Berge Viking (1981-82)
Gauloises III (1981-82).
L'Espirit d'Equipe (1985-86)
Rothmans (1989-90)
Charles Jourdan (1989-90)
Steinlager 2 (1989-90)
Fisher & Paykel (1989-90)
Heineken (1993-94)
Assa Abloy (2001-02)
Tyco/Traite de Rome (1977/78 e 1981/82)
Telefónica Black (2008-2009)
Green Dragon (2008-2009)

O vencedor geral da Regata das Lendas levará um troféu de prata de 33 centímetros e será presenteado por Lady Pippa Blake como um tributo ao seu falecido marido, Sir Peter Blake, que venceu as primeiras cinco pernas da Whitbread 1989-1990 a bordo Steinlager 2.

Descanso para velejadores, trabalho para as equipes de terra - Depois da Regata do Porto e as apresentações da Pro-Am, os velejadores ganharam um dia livre nesta segunda-feira (31). Enquanto isso, as equipes de terra suam a camisa para fazer o chamado ajuste-fino antes da largada. O Puma foi içado para averiguação de um problema no casco e nas estruturas da parte inferior do veleiro.

"Os times têm tecnologia e experiência de sobra para fazer reparos no menor tempo possível, inclusive durante as longas travessias. Mesmo assim, os trabalhos no píer são fundamentais e decidem as regatas", garantiu Ricardo Navarro, juiz internacional da ISAF e um dos coordenadores da parada de Itajaí, em Santa Catarina, e que está em Alicante para uma série de reuniões preparatórias para a chegada da regata no Brasil. 

Muitas tripulações como o Team Telefónica passaram o dia ajustando o estoque de alimentação para a primeira perna de Alicante até a Cidade do Cabo na África do Sul. Sem geladeira a bordo, os competidores serão obrigados a comer durante a aventura produtos desidratados.

"O alimento precisa ser conservado em dias quentes e frios para evitar qualquer problema. Os velejadores necessitam também de alimentação adequada e com ingredientes para suprir o desgaste físico. Ou seja, a comida é igual a de astronauta", explicou Diego Fructoso, responsável pela refeição no time espanhol.. 

No sábado (29), na primeira prova que valeu pontos, a Regata do Porto (In-Port Race), o Abu Dhabi venceu com um desempenho perfeito, com vantagem superior a 14 minutos para o segundo colocado, o veleiro norte-americano Puma. O barco comandado pelo inglês Ian Walker fez a largada mais agressiva da flotilha, dominou o percurso do começo ao fim. Com os seis pontos da primeira inshore, os árabes já lideram a Volvo Ocean Race 2011/2012.