Torben Grael é o favorito para o tricampeonato no Match Race Brasil

Torben Grael tenta o tricampeonato / Foto: AgifRio de Janeiro  - O bicampeão olímpico e maior medalhista do País e da vela mundial nos Jogos tem mais um desafio na vitoriosa carreira. A partir desta sexta-feira (6), Torben Grael tentará levar a tripulação do Rio Yacht Club ao tricampeonato do Match Race Brasil.

Nas duas últimas edições, a equipe de Niterói bateu na decisão o Marina da Glória (RJ) e ficou com a taça do evento, disputado com barcos rigorosamente iguais. A competição segue até o domingo (8), no Iate Clube do Riode Janeiro, e contará com 12 clubes náuticos nacionais de 6 estados.

Depois da 14ª colocação na semana de Hyères, na Franca, Torben Grael voltaráa disputar uma competição de alto nível ao lado do parceiro Marcelo Ferreira agora no Match Race. Entretanto, o estilo de prova é diferente. "Correr deMatch ajuda nas regatas olímpicas quando você tem que marcar um oponente específico, em situações de disputas com outros barcos e na questão do conhecimento e aplicação das regras. A tática em uma regata de flotilha, com muitos barcos, é diferente daquela em que você tem que vencer apenas um adversário", lembrou Torben Grael.

No mês passado, a dupla Torben Grael e Marcelo Ferreira conquistou um resultado expressivo na classe Star: medalha de bronze no Troféu Princesa Sophia, em Palma de Mallorca,na Espanha, ficando em vantagem, pela primeira vez no ano, sobre a parceria número um do ranking mundial Robert Scheidt/Bruno Prada.

"O bronze na Espanha é um excelente resultado. Estamos recomeçando de um patamar que ainda está um pouco longe dos nossos melhores momentos, mas o importante é que estamos retomando a mão do barco e o prazer de velejar", disse Grael.

Além dos medalhistas olímpicos Torben Grael e Marcelo Ferreira, o time do RYC contará com Douglas Gomm, Ricardo Freitas, Daniel Santiago, Antonio Carlos Paes e Andrea Grael. O comandante de Niterói afirmou que o Match Race Brasil deve ser bastante disputado, mas negou qualquer rivalidade a mais entre os clubes náuticos por causa da até agora soberania do Rio Yacht Club.O RYC de Niterói tem 7 das 16 medalhas olímpicas da vela nacional.

"Não existe muita rivalidade. O Rio Yacht Club (mais conhecido como Sailing ou Aldeia Gaulesa do Asterix), incomoda outros grandes clubes de vela e apesar dos seu tamanho diminuto, é um gigante nos resultados esportivos, mesmo sem contar com nenhum tipo de apoio oficial ou de empresa¨, relatou Torben Grael.

Torben Grael também é o maior nome do País em competições estilo Match Race. O velejador acumula experiências nas maiores provas barco contra barco como Louis Vuitton Cup e uma America's Cup.

"O trabalho do Brasil 1 com o Match Race foi importante, já que permitiu aos patrocinadores e à mídia nacional perceber a vela como um esporte mais organizado e profissional, além dos tradicionais resultados olímpicos", explicou Torben Grael, que aponta o velejador Henrique Haddad como o talento mais promissor da vela nacional.

Gigante, como é conhecido, é o brasileiro mais bem colocado no ranking mundial de match race (ocupa a 23a posição), será o comandante da Marinha do Brasil no Match Race Brasil 2011 e, talvez, o principal adversário de Torben no evento.