Tripulação com Juliana Mota, Mariana Jardim e Larissa Juk vence Match Race e está na equipe olímpica

A tripulação formada por Juliana Mota, Mariana Jardim e Larissa Juk é a campeã da seletiva de Match Race da Semana Brasileira de Vela / Foto: Fred Hoffmann / ZDLFlorianópolis - A tripulação formada por Juliana Mota, Mariana Jardim e Larissa Juk é a campeã da seletiva de Match Race da Semana Brasileira de Vela. A equipe derrotou as comandadas de Renata Decnop por três a um, no início da tarde desta sexta-feira, na raia montada em frente à praia de Jurerê Internacional. O resultado mantém a tripulação na Equipe Brasileira de Vela Olímpica, que vai representar o país nas competições internacionais da temporada 2011.

"Agora é reta final para classificação olímpica. A vitória foi importante para chegar ao Mundial de Perth (Austrália) e classificar o time nacional para Londres. Vamos treinar bastante e competir lá fora para ficar cada vez mais entrosadas", comemora Juliana Mota.

Na primeira fase, o time da capitã Juliana Mota perdeu os dois matches para a tripulação de Renata Decnop. A revanche ocorreu na decisão. Segundo Mariana Jardim, a rivalidade entre as equipes é importante para o crescimento da modalidade no país. "A rivalidade nós guardamos apenas para o momento das regatas. Para crescer, a gente precisa trocar experiências, treinar juntas e ser amigas", revela Jardim.

Além da equipe campeã, a seletiva de Match Race da Semana Brasileira de Vela contou também com mais três times: (Renata Decnop/Fernanda Decnop/Tatiana Ribeiro, vice-campeãs); (Juliana Senfft/Gabriela Sá/Daniela Adler, terceiras colocadas) e (Caroline Béjar/Andrea Grael/ Kira Penido, que ficam em quarto).

O equilíbrio na Classe foi uma constante tanto na seletiva como no Brasileiro, disputado em Brasília, em dezembro, quando o time liderado por Juliana Senfft foi o vencedor, seguido de Decnop e Mota. Na soma dos dois campeonatos, as três equipes ficaram com quatro pontos perdidos e Mota classificou-se por ter vencido em Florianópolis, pois a seletiva tem o peso do desempate.

Os times femininos de Match Race já podem treinar e competir com os novos barcos Elliott 6M durante a temporada. As embarcações próprias, segundo Juliana Mota, facilitam o desenvolvimento da modalidade no país. "Ano passado pra gente foi bem ruim, porque as meninas não tinham barco e a adaptação é sempre demorada. Agora podemos ir para as competições mais bem preparadas", indica Mota

Barcos Elliot 6M- A Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM), Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o Clube Veleiros do Sul (RS) e as empresas Bradesco e Unifertil importaram da Nova Zelândia seis barcos Elliot 6M para ficar à disposição das atletas do país, visando aos Jogos Olímpicos Londres 2012.

Pela primeira vez, o Match Race Feminino estará inserido no calendário olímpico, já em Londres 2012. O Brasil vai tentar classificar uma tripulação no Mundial de Perth, em dezembro, na Austrália. "É muito mais fácil para o público que não conhece vela entender já que são só dois barcos e quem chegar na frente ganha. O formato é simples e vai ajudar a divulgar a vela nas olimpíadas", explica Juliana Senftt (VDS), semifinalista na seletiva.