Brasil vence a Argentina e reencontra russos na semifinal no voleibol

Reedição da final de Londres 2012 definirá finalista do Rio 2016; Itália e Estados Unidos disputam a outra vaga / Foto: Sean M. Haffey/Getty Images

Rio de Janeiro - Após um começo irregular, a seleção brasileira masculina de voleibol parece estar encontrando seu caminho nos Jogos Rio 2016. O time do técnico Bernardinho teve boa atuação, derrotou a Argentina por 3 sets a 1 (25/22, 17/25, 25/19 e 25/23) no ginásio do Maracanãzinho e garantiu sua vaga nas semifinais, onde encontrará a Federação da Rússia, atual campeã Olímpica e equipe que tirou o ouro do Brasil em Londres 2012. 
 
"Quis o destino que voltássemos a encontrar eles quatro anos depois, agora na semifinal. Estamos com diversos problemas físicos, mas vamos com tudo, mesmo se estivermos sem pé e sem mão", disse o capitão Bruno. 
 
A semifinal está marcada para sexta (19), às 22h15. O outro confronto, entre Estados Unidos e Itália, será mais cedo, às 13h. A final está marcada para domingo (21), último dia dos Jogos Rio 2016. 
 
O oposto Wallace foi o destaque da vitória brasileira com 24 pontos. Lipe, Mauricio Borges e Lucas marcaram 11 pontos, cada. Cristian Poglajen e Facundo Ponte fizeram 14 e 12 pontos para a Argentina. 
 
"Sabíamos que não seria fácil. Jogar contra a Argentina nas quartas-de-final é sempre difícil. Eles exigiram muito de nós, mas o time respondeu muito bem. Mais uma vez mostramos que precisamos dos doze jogadores sempre. Os que entraram hoje foram muito bem", comentou Wallace.
 
Russos são adversários na semifinal - Nas semifinais, a seleção brasileira encontrará a Federação da Rússia, reeditando a final dos Jogos Londres 2012, quando os russos saíram com o ouro. A equipe europeia não teve dificuldades para garantir sua vaga diante do Canadá, vencendo por 3 sets a 0, parciais de 25/15, 25/20 e 25/18. O oposto Maxim Mikhaylov foi o maior pontuador na vitória russa com 18 pontos. 
 
“Foi o melhor jogo que disputamos no torneio até agora. Estamos bem preparados para jogar e os jogadores que vieram do banco entraram muito bem”, disse o capitão russo, Sergey Tetyukhin. 
 
Na outra semifinal, se encontrarão Estados Unidos e Itália. Os americanos avançaram derrotando a Polônia, atual campeã mundial, por 3 a 0 (25/23, 25/22 e 25/20), com 15 pontos do ponteiro Aaron Russell. Já os italianos contaram com 18 pontos do oposto Ivan Zaytsev para passar pelo Irã também em três sets (31/29, 25/19 e 25/17). 
 
"Foi uma surpresa termos vencido um time tão forte como a Polônia desta forma. Ganhamos o jogo com o nosso saque, que limitou as opções ofensivas deles. Isso foi fundamental para nós", disse o central David Lee, capitão da seleção americana.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook