Clínica de vela e competição juvenil movimentam passagem da VOR pelo Brasil

As seis equipes que participam da Volvo Ocean Race, maior regata de volta ao mundo do planeta, estão em processo final de preparação para o evento / Foto: DivulgaçãoItajaí  - As seis equipes que participam da Volvo Ocean Race, maior regata de volta ao mundo do planeta, estão em processo final de preparação para o evento. Faltam 50 dias para içar velas e iniciar a competição considerada o ‘Monte Everest’ da vela mundial. Nesse momento, os ajustes finais nos barcos e a concentração nas bases marcam a rotina das equipes.

A Regata do Porto (in-port race) no dia 29 de outubro, em Alicante, na Espanha, marca o início da competição, que terá uma das paradas no Brasil. Itajaí (SC) irá receber pela primeira vez uma etapa da VOR, programada para abril de 2012.

O time espanhol Telefónica recentemente passou pelas águas da Galícia, norte da Espanha, e agora está em sua base, em Sanxeno (Espanha). O barco conta em sua equipe com o carioca Joca Signorini, que será um dos chefes de turno. Joca foi campeão da última edição da Volvo Ocean Race, com o barco sueco Ericsson 4, comandado pelo brasileiro Torben Grael.

Já a equipe chinesa Sanya está na base Hamble (Inglaterra), costa sul do Reino Unido, e em breve deve anunciar o último tripulante para a 11ª edição da VOR. Enquanto isso, a Abu Dhabi Ocean Racing Team está concentrada na base de Cascais (Portugal), refinando sua embarcação.

O veleiro norte-americano PUMA Ocean Racing powered by BERG Propulsion esteve em Lanzarote (Espanha) para os últimos testes. A CAMPER with Emirates Team New Zealand, passou três meses e meio treinando forte nas águas neozelandesas e agora está finalizando o tour promocional por algumas cidades da Europa, seguindo para Lorient (França), onde a Groupama Sailing Team está concentrada.

A cidade espanhola de Alicante, onde será a largada da VOR, está praticamente pronta, até porque já é a segunda vez que é escolhida como parada da Volvo Ocean Race. Em julho, foi inaugurado o museu interativo da Volta ao Mundo, que pretende se tornar um novo ponto turístico da cidade.

"O museu existe para manter viva a Volvo Ocean Race em Alicante e para que seus visitantes conheçam o verdadeiro espírito desta competição. A Volvo Ocean Race veio de visita e hoje já faz parte da história da cidade. Este evento desportivo é muito importante porque não apenas faz o município e a comunidade crescerem, como nos obriga a estabelecer um elevado nível de excelência para poder difundi-lo em todo mundo", declarou Lola Johnson, secretária de Turismo, Cultura e Esporte.

Além disso, para ajudar na promoção da parada e fazer os espanhóis terem um contato maior com a regata, foi organizado um Road Show. A campanha promocional, embasada em um ônibus temático, passará por diversas cidades espanholas. Neste momento, o ônibus está na província de Valência. A jornada teve início em junho e irá durar até o final de setembro, um mês antes da largada da VOR.

A vila da regata de Alicante estará aberta aos visitantes de 14 de outubro até 5 de novembro, com mais de 40 atividades gratuitas.

Faltam 206 dias para a chegada em Itajaí - No Brasil, a cidade de Itajaí (SC) está a 206 dias de receber a competição. As obras na Vila da Regata já começaram e a conclusão está prevista para fevereiro de 2012. Os investimentos são de aproximadamente R$ 5 milhões, em recursos do Porto e Prefeitura.

Em agosto, o prefeito de Itajaí, Jandir Bellini lançou o projeto Patrulha do Bom Gosto. A patrulha será formada por um grupo de técnicos que visitarão as residências de Itajaí e oferecerão aos moradores dicas sobre como melhorar o visual das fachadas e ruas. A ação faz parte do "Projeto Itajaí mais Linda", que prevê desconto de até 40% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para quem realizar melhorias nas calçadas, muros, jardins e fachadas das casas. Aqueles que realizarem melhorias até abril de 2012, antecedendo a parada da VOR, receberão desconto de até 50%.

Volvo Ocean Race - A 11ª edição da Volvo Ocean Race começa no porto espanhol de Alicante, em 29 de outubro de 2011, e termina na cidade irlandesa de Galway, em 7 de julho de 2012. As equipes velejarão mais de 39 mil milhas náuticas pelos mares de Alicante (Espanha), Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), ao redor do Cabo Horn até Itajaí, Miami (EUA), Lisboa (Portugal), Lorient (França) e Galway (Irlanda).

Seis equipes já estão confirmadas na disputa e os preparativos seguem a todo vapor nas paradas para que em outubro seja dada a largada para uma das maiores provas da vela mundial.

A parada brasileira, em Itajaí, no litoral de Santa Catarina, está prevista para abril de 2012. A vila da regata deverá ser aberta no dia 5 daquele mês, quando devem chegar os primeiros barcos. Depois de duas semanas de manutenção, as equipes disputam a Regata Pro-Am, no dia 20, a Regata In-Port, no dia seguinte, e largam para os Estados Unidos no dia 22.