Equipes chegam à Alicante para finalizar preparativos da Volvo Ocean Race 2011/2012

CAMPER with Emirates Team New Zealand chegou com festa / Foto: Chris Cameron / CAMPER2011-12Itajaí - O circo da Volvo Ocean Race está quase todo preparado para a edição 2011/2012 da maior regata de volta ao mundo. Nesta semana chegaram à Alicante mais três barcos para os ajustes finais visando a largada: Groupama Sailing (França), Camper with Emirates Team New Zealand (Nova Zelândia) e Sanya (China). A 11ª edição da VOR está marcada para o dia 29 de outubro e termina em 7 de julho de 2012, na cidade irlandesa de Galway.

"Chegar em Alicante significa que entramos na fase final antes do início da Volvo Ocean Race. O campeonato já vai começar e nosso barco está rápido e pronto para o desafio", revelou Mike Sanderson, líder do Sanya após a viagem de Inglaterra à Espanha.

Os donos da casa, o Team Telefónica (Espanha), foram os primeiros a atracar no porto. Faltam mais dois veleiros - Abu Dhabi Ocean Racing (Emirados Árabes) e PUMA Ocean Racing (EUA) - para completar a flotilha que enfrentará 72 mil quilômetros (39 mil milhas náuticas) em oito meses.

Confiante, o comandante do Camper with Emirates Team New Zealand disse que a equipe está preparada para o evento. "Agora é com a nossa tripulação. O barco está 99% pronto. Esse tempo em Alicante vai nos ajudar a entender um pouco mais sobre o veleiro", contou Chris Nicholson.

Já o skipper do Groupama Sailing revelou que o segredo para enfrentar a desgastante Volvo Ocean Race é a interação entre os tripulantes. "É importante fazer com que todos trabalhem em conjunto e essa parte é uma das melhores do Groupama. Nossa equipe é muito unida. O importante é dar muitas risadas durante nove meses", revelou o irlandês, que comanda o time francês.

As equipes sairão de Alicante (Espanha) e passarão por Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), ao redor do Cabo Horn até Itajaí (Brasil), Miami (EUA), Lisboa (Portugal) e Lorient (França).

A parada brasileira -Itajaí, no litoral de Santa Catarina, foi escolhida para ser a Stopover da Volvo Ocean Race. A parada, prevista para abril de 2012, será a mais estratégica, já que os seis barcos percorrerão a maior distância da competição (6.705 milhas náuticas/12.424 quilômetros) da Nova Zelândia ao Brasil.

A vila da regata deverá ser aberta no dia 5 de abril, quando devem chegar os primeiros barcos. Depois de duas semanas de manutenção, as equipes disputam a Regata Pro-Am, no dia 20, a Regata In-Port, no dia seguinte, e largam para os Estados Unidos no dia 22.