Modalidades
Vela
Existente
Localização: Aterro do Flamengo, Zona Sul
Construção: Permanente
Capacidade: 10 mil pessoas
Previsão de Custo: R$ 60 milhões
Sobre
A Marina da Glória foi a primeira instalação testada para os Jogos Olímpicos, em etapa do Campeonato Mundial de Vela, em agosto de 2014. Um ano depois, foi realizado o segundo evento-teste da modalidade.
O projeto para a vela deverá se orientar pela integração ao traçado da enseada e do Parque do Flamengo; a altura máxima para edificações será de 12 metros acima do nível do mar; a projeção da área construída não poderá ultrapassar 10 mil m²; ficará proibida a instalação de qualquer tipo de cerca na parte terrestre da Marina da Glória, liberando o acesso público aos usuários do Parque, entre outros.
A instalação fica localizada no Parque do Flamengo, no centro da cidade, tendo como pano de fundo o Pão de Açúcar e o Corcovado. Um píer temporário com capacidade para 10.000 espectadores será construído na Praia do Flamengo, em frente ao local proposto para o percurso final da disputa da medalha de ouro.
Uma das maiores polêmicas dos Jogos Olímpicos, a promessa de despoluir a Baía de Guanabara em 80%, não será cumprida.
Depois dos Jogos
A despoluição da Baía de Guanabara não atingiu o nível prometido, mas foi feita em algum nível. Além disso, a Marina foi reformada pela iniciativa privada.
Dicas
• A forma mais fácil de se chegar à Marina da Glória é de metrô, através da estação Catete, da linha 1 ou 2 (são 1.200 metros em 17 minutos de caminhada).
• Nos dias de futebol, a instalação abrirá 120 minutos antes do início.
• Haverão voluntários para ajudar na locomoção ao redor do estádio, ou para encontrar o seu portão de entrada. Procure pelas pessoas vestidas de verde e com o uniforme da Rio 2016.
Como Chegar no Marina da Glória