Nado Sincronizado

 

Mais que um esporte, o nado sincronizado é um espetáculo, que combina dança e natação em movimentos plásticos e ritmados / Foto: Clive Rose/Getty Images

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Rússia   
 

                       

       08                         00                        00


 

      2 - Estados Unidos
   

                   

       05                        02                       02


 

       3 - Canadá

 
                  

       03                       04                       01


   

A modalidade   

Inicialmente referido como “Balé Aquático”, o Nado Sincronizado foi introduzido nos Jogos de 1948, mas só ganhou status de um esporte competitivo nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984.

Este esporte, excepcionalmente feminino, tornou-se mais popular no começo do século XX, quando a atleta australiana Annette Kellerman excursionou pelos Estados Unidos exibindo suas coreografias na água.

Até antes de 1996, as atletas competiam em duplas e individualmente. Isso mudou nos Jogos de Atlanta, quando as disputas passaram a ser em duplas e em equipes, representando suas nações.

As atletas são avaliadas em três quesitos: execução, dificuldade e impressão artística – que inclui coreografia, interpretação da música e forma de apresentação. O tempo para a performance de duetos pode variar entre 2min20s e 3min e, para as equipes, de 2min50s a 4min.
 
Durante as apresentações, as atletas não podem usar o fundo da piscina para se apoiar ou ajudar uma companheira. As piscinas possuem sistemas de som
dentro d’água para que as atletas acompanhem a música da coreografia.
 
Na apresentação por equipes, cada país deve inscrever nove atletas, mas apenas oito podem participar da competição. Biquínis são proibidos, e maiôs são obrigatórios.
 
Dependendo do tempo que a atleta fica submersa, um clipe nasal pode ser utilizado para impedir que a água entre no nariz.  

Você Sabia ?

- No Nado Sincronizado, as nadadoras podem usar protetores de nariz, mas não óculos

- A temperatura da água na piscina precisa ter 27°C, com tolerância de apenas um grau para mais ou para menos

- Na Roma e Grécia Antiga, diferente do que ocorre nos Jogos atuais, os homens também exibiam acrobacias na água e eram, inclusive, maioria na modalidade

- Em Barcelona 1992, os duetos formados por Karen e Sarah Josephson (EUA) e Penny e Victoria Vilagos (Canadá) ganharam ouro e prata, respectivamente. O detalhe é que ambos os duetos eram formados por irmãs gêmeas. Próximo anfitrião desta edição dos Jogos Olímpicos, o Brasil também tem um histórico de gêmeas competindo no nado sincronizado: Isabela e Carolina de Moraes representaram o país em Sidney 2000 e Atenas 2004.

Razões para assistir 

1.Um evento como nenhum outro – Mais que um esporte, o nado sincronizado é um espetáculo, que combina dança e natação em movimentos plásticos e ritmados. Você vai se encantar com tamanha leveza e graciosidade!

2. Gêmeas brasileiras - As gêmas do nado Bia e Branca Feres compõem a equipe que representará o Brasil na Rio 2016.

3. Aparência teatral – Todas as nadadoras fazem uma maquiagem pesada, resistente à água, que dá a elas uma aparência bastante glamurosa, mesmo quando está embaixo d’água.

 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook