Vai começar a Copa do Mundo de Rugby

Jogadores da África do Sul comemoram o título da Copa do Mundo de Rugby de 2007, na França / Foto: DivulgaçãoNova Zelândia - Nesta quinta-feira, dia 9 de setembro, começa o evento mais importante, do segundo esporte mais jogado do mundo, a sétima edição da Copa do Mundo de Rugby, na Nova Zelândia. O Esporte Alternativo fez um especial e mostra as cidades sedes, os estádios, os grupos e as vinte seleções que irão participar do Mundial de Rugby. Vale a pena conferir.

Ao todo, serão quatro grupos, com cinco seleções cada, disputando o evento mais importante do Rugby. No mundial, a equipe vencedor soma 04 pontos, o empate vale 02 pontos e quem perder não ganha nada. A seleção que vencer por mais de 20 pontos, soma 1 ponto a mais e a vitória passa a valer 05 pontos. A seleção que for derrotada por menos de 7 pontos leva pra casa 1 ponto como consolo.  

Grupos - No Grupo A, os favoritos a passar de fase são, Nova Zelândia e França. Mas não significa que a vaga está garantida. Tonga, Canadá e Japão sempre deram trabalho para as seleções maiores. A abertura do mundial será entre Nova Zelândia x Tonga, no dia 9 de setembro.

O Grupo B é considerado o grupo da morte. Argentina, Inglaterra e Escócia são considerados favoritos, mas apenas dois passam para a próxima fase. Georgia e Romenia são os azarões e podem atrapalhar a caminhada dos favoritos em busca da classificação.

A Austrália, atual campeã do Tri Nations, é a favorita do grupo C. Os irlandeses, que fizeram uma péssima preparação para o mundial com quatro derrotas seguidas, devem disputar a segunda vaga do grupo com a Itália. Rússia e Estados Unidos irão tentar atrapalhar a campanha dos grandes em busca da classificação para a próxima fase.

No Grupo D, África do Sul que é a atual campeã do mundial, é a favorita para ficar com o primeiro lugar do grupo. País de Gales, Figi e Samoa irão batalhar para ficar com o segundo lugar.

Grupos:

Grupo A – Nova Zelândia, França, Tonga, Canadá e Japão 

Grupo B – Argentina, Inglaterra, Escócia, Georgia e Romênia

Grupo C – Austrália, Irlanda, Itália, Rússia e Estados Unidos

Grupo D – África do Sul, País de Gales, República das Ilhas das Figi, Samoa e Namíbia

Na Copa do Mundo na Nova Zelândia, serão 12 cidades sedes. Auckland, Whangarei, Hamilton, Rotorua, New Plymouth, Palmerston North, Napier, Pamerston North, Wellington, Nelson, Dunedin, Invercargill. Confira cada uma delas:

Partida começou equilibrada, mas Bandeirantes venceu com experiência e fôlego / Foto: Mario Henrique

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eden Park Stadium – Capacidade de 60 mil torcedoresAuckland – Auckland é a principal cidade da Nova Zelândia, possui a maior população do país com aproximadamente 1 milhão e 400 mil pessoas.

Estádio - Dois estádios para a Copa do Mundo 2011. O Eden Park Stadium foi construído em 1900, receberá a abertura do mundial, com a capacidade de 60 mil torcedores.  

 

 

 

 

North Harbour Stadium -  Capacidade de 35 mil torcedoresEstádio - Dois estádios para a Copa do Mundo 2011.Norh Harbour Stadium, construído em 1997, tem a capacidade de 35mil torcedores.

 

 

 

 

 

 

 

Northland Events Center – Capacidade de 20 mil torcedores.Whangarei – Fica localizada mais ou menos 160 km de Auckland, é uma cidade que vive basicamente da agricultura e do turismo e possui uma população de aproximadamente 150 mil pessoas.

 

Estádio - Whangarei terá um estádio para o mundial, Northland Events Center, o estádio foi reformado para a Copa do Mundo e tem capacidade de 20 mil torcedores.

 

 

    

 

 Waikato Stadium – Capacidade de 30 mil torcedoresHamilton – Hamilton é uma cidade multicultural do centro norte da Nova Zelândia, é cortada por um dos principais rios do país o Waikato River. Sua economia é beseada na agricultura, e possui mais ou menos 140 mil habitantes.

 

Estádio - Hamilton será representada pelo estádio Waikato Stadium construído em 1925, passou por várias reformas ao longo dos anos. Tem uma capacidade de 30 mil torcedores.

 

 

 

  

Rotorua International Stadium – Capacidade de 26 mil torcedoresRotorua – Rotorua é uma cidade que vive basicamente do turismo, conhecida pelos gêiser (uma nascente termal que entra periodicamente em vapor),  possui uma população de mais ou menos 60 mil habitantes.

Estádio - Rotorua International Stadium é que representará Rotorua, com uma capacidade de 26 mil torcedores.

 

 

 

 

 

Stadium Taranaki- Capacidade para 26 mil torcedoresNew Plymouth – New Plymouth está localizada na região oeste da ilha norte da Nova Zelândia. Banhada pelo Mar da Tasmânia, com a cidade muito moderna, sua economia é baseada na agricultura e na pecuária, possui aproximadamente 70 mil habitantes.

Estádio - O estádio da cidade é o Stadium Taranaki, com capacidade para 26 mil torcedores.

 

 

 

 

McLean Park – Capacidade de 22 mil torcedores
Napier – Napier que possui mais de 70 vinícolas, a economia da cidade roda em torno delas. Napier possui uma área de 150 mil metros quadrados e uma população de 57 mil habitantes.


Estádio – Napier será representado pelo McLean Park, com capacidade de 22 mil torcedores.

 

 

  

 

Arena Manawatu – Capacidade para 18 mil torcedoresPalmerston North – É a principal cidade da ilha norte da Nova Zelândia, a cidade que é habitada por 80 mil habitantes, é conhecida por ter as melhores escolas e faculdades do país.

Estádio – Arena Manawatu que foi usada por tropas na Segunda Guerra Mundial, vai representar a sua cidade. Foi reformado em 2005 e tem a capacidade de 18 mil torcedores.

 

 

 

 

 

Wellington Reginal Stadium -  Capacidade para 40 mil torcedoresWellington – Wellington é a capital da Nova Zelândia com 340 mil habitantes, é a segunda maior cidade do país com vários pontos econômicos, mas em destaque, o setor da tecnologia que vem crescendo muito nos últimos anos.

Estádio – A capital do país será representada pelo Wellington Regional Stadium, que é usado para vários tipos de esporte, como rugby, baseball e cricket, tem a capacidade para 40 mil torcedores.

 

 

  

 

Trafalgar Park – Capacidade de 18 mil torcedoresNelson – Conhecida como a cidade do pôr-do-sol. Com mais de 45 mil habitantes, sua economia é baseada em agricultura e principalmente o turismo, com suas belas praias.

Estádio – Trafalgar Park estava reformando desde 2009 para o mundial, agora com a capacidade de 18 mil torcedores.

 

 

 

    

 

Otago Stadium -  Capacidade para 30 mil torcedoresDunedin – É a segunda maior cidade da Ilha Sul da Nova Zelândia com 110 mil habitantes, conhecida pelos seus museus culturais, e suas belas paisagens. Dunedin possui a primeira faculdade do país, a Universidade de Otago.

Estádio – Construído para Copa do Mundo, o Otago Stadium é o estádio mais moderno do país. Tem a capacidade para 30 mil torcedores

 

 

  

 

Rugby Park – Capacidade para 17 mil torcedoresInvercargill – Com 50 mil habitantes e uma área de 491 mil metros quadrados, é o maior centro comercial da Ilha sul da Nova Zelândia.

Estádio – Rugby Park é o estádio que representará Invercagill no mundial, com a capacidade de 17 mil torcedores.

 

 

 

 

 

Você poderá acompanhar os resultados do Mundial da Nova Zelândia aqui no Esporte Alternativo. Apesar da maioria dos jogos serem de madrugada aqui no Brasil, os canais ESPN farão uma cobertura completa do Mundial.

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook