Mark Cavendish abandona Tour de France para se dedicar à Rio 2016

Mark Cavendish / Foto: Chris Graythen / Getty Images

Rio de Janeiro - Mark Cavendish, um dos melhores ciclistas do mundo, confirmou na última terça-feira (19) que deixará de participar da Volta da França para se concentrar na preparação para os Jogos Rio 2016.
 
O especialista em provas de velocidade disse que o calor e o cansaço das duas últimas semanas na França poderiam comprometer sua preparação nos Jogos. Ele representará a Grã-Bretanha no Rio e promete vir na melhor forma, após vencer quatro etapas da Volta, chegando a vestir tanto a camisa amarela (para o líder geral da corrida) como a verde (para o líder de pontos, uma disputa secundária).
 
Cavendish venceu a Volta da França em 2011 e foi vice em 2009, 2010 e 2013. Apenas a lenda belga Eddy Merckx tem mais vitórias em etapas que o britânico (34 contra 30).

Mark Cavendish / Foto: Chris Graythen / Getty Images

No Rio, Cavendish planeja deixar sua marca nas competições que acontecem no recém-inaugurado Velódromo Olímpico. Em boa companhia Companheiro de time de Cavendish, Sir Bradley Wiggins participará pela última vez dos Jogos no Rio e pretende aumentar sua coleção de medalhas, que já conta com quatro ouros: um em Atenas 2004, dois em Pequim 2008 e o último em Londres 2012.
 
O atleta de 36 anos é destaque tanto no ciclismo de estrada como no de pista, tendo vencido a Volta da França em 2012. No Rio, compete no ciclismo de pista por equipe.
 
Outro companheiro da dupla, Chris Froome vai disputar nos Jogos Rio 2016 apenas o ciclismo de estrada. O último campeão da Volta da França, que lidera a competição em 2016, ficou com o bronze na prova por tempo nos Jogos Londres 2012. Neste ano, pretende esquecer a decepção e sair do Rio com o ouro. O time britânico masculino terá Froome ao lado de Geraint Thomas, Adam Yates, Ian Stannard e Steve Cummings.

Veja Também: