Raiza Goulão faz no Canadá última prova antes do Rio 2016

Atleta goiana disputará em Mont-Sainte-Anne etapa da Copa do Mundo UCI de MTB. No Brasil, seu companheiro de equipe compete no Warm Up Santa Catarina / Foto: Anderson Guedes / Divulgação

Canadá - Atual 11ª colocada no ranking da UCI (União Ciclística Internacional), a goiana Raiza Goulão faz neste domingo (7) sua última prova antes da estreia no Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
 
Raiza está em Mont-Sainte-Anne, no Canadá, onde será realizada a quinta etapa da Copa do Mundo de MTB Cross Country Olímpico (XCO). Já no Sul do Brasil, o catarinense Érick Bruske terá pela frente uma disputa inédita de MTB, em Florianópolis e São Pedro de Alcântara, o Warm Up Santa Catarina da Brasil Ride.
 
A etapa canadense da Copa do Mundo é especial para Raiza. "Estou feliz demais, porque a duas semanas da prova mais importante da minha carreira, estou em um lugar que me traz ótimas lembranças e energias muito positivas", destaca Raiza. "Foi aqui que tudo começou para mim na minha carreira, quando participei do MTeenB, em 2010, e fui super bem recebida pelo projeto e seus organizadores", completa a ciclista de 25 anos.
 
Em 2013, em Mont-Sainte-Anne, ela terminou no sexto lugar em sua participação no sub-23. No ano seguinte, quando fez sua estreia na elite, concluiu em 41º lugar e, em 2015, foi a 24ª colocada. "É uma pista muito técnica e difícil, e esse ano dificultaram ainda mais, por ter mais subidas. Ao mesmo tempo, terei que competir com mais cautela, para não me machucar e não correr riscos com a proximidade da Rio 2016. Tenho certeza de que exigirá esforço físico e muita habilidade dos ciclistas", conta.
 
Feliz com a atual posição no ranking da UCI, o melhor de sua carreira, Raiza espera evoluir em seus resultados anteriores e projeta a performance ideal para a Olimpíada. "Voltar para o posto de 11º lugar do ranking é muito motivador, porque comprova toda minha dedicação nesses anos e me mostra que é possível conseguir resultados expressivos, aqui no Canadá e também na Rio 2016, onde espero ficar no top 15", afirma Raiza, que nesta temporada obteve sua melhor posição na elite da Copa do Mundo, com o 17º lugar em La Bresse, na França.
 
Desafio inédito - O catarinense Érick Bruske, que vem de duas vitórias em competições regionais no seu estado, Desafio Márcio May Pedra Branca e Marathon Água da Serra, disputa no fim de semana a edição inédita do Warm Up Santa Catarina. A prova começará no sábado (6) com prólogo de 16 km no Resort Costão do Santinho e terá continuidade no domingo (7), quando Érick enfrentará 108 km com altimetria acumulada de 3.719 metros.
 
"Será uma prova diferente do meu foco, o XCO, mas no sábado teremos um prólogo no Costão do Santinho e será mais parecido do que estou acostumado, com alta intensidade do Cross Country. No segundo dia a ideia é conseguir completar o percurso, porque será bem difícil. Não tanto pela quilometragem, mas sim pela altimetria com quase 4 mil metros. Vou fazer o máximo para me concentrar no meu objetivo, fazer uma boa alimentação e chegar bem nos quilômetros finais, para aí sim disputar posições", avalia Bruske.

Veja Também: