Colombiana Mariana Pajon é a atração no Aquece Rio de BMX

Mariana Pajón / Foto: Divulgação

São Paulo - Os principais nomes do BMX mundial estarão neste fim de semana no Rio de Janeiro, onde sábado (3) e domingo (4) será realizado o evento-teste da modalidade para a Olimpíada do ano que vem. Entre as mulheres, a favorita e maior atração é a colombiana Mariana Pajón (GW Shimano), atual campeã olímpica - medalha de ouro em Londres 2012 -, campeã mundial de 2015 e líder do ranking da União Ciclística Internacional (UCI).
 

Pajón desembarcou no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (1/10) em um dos melhores momentos da carreira para conhecer a pista recém-inaugurada em Deodoro, localizada dentro do Parque Radical do Rio. Na semana passada, a ciclista conquistou a Copa do Mundo de BMX Supercross, vencendo a última etapa em uma chegada roda a roda com a venezuelana Stefany Hernandez.

Na chave masculina, outros dois atletas patrocinados pela Shimano estão entre os favoritos : o carioca Renato Rezende (GT/FOP/Shimano) , esperança de medalha para o Brasil no ciclismo da Rio 2016, e o colombiano Carlos Oquendo, companheiro de equipe de Pajón e medalhista de bronze em Londres.
 
O Desafio Internacional de BMX reunirá 96 atletas de 30 países e será a primeira competição oficial no Parque Radical do Rio, sede dos esportes de aventura na Olimpíada. A pista tem percursos de até 400 metros, com desafiadores obstáculos como "o salto do Pão de Açúcar". No sábado, serão disputadas três rodadas de qualificação, e no domingo estão previstas as eliminatórias, quartas de final, semifinal e final das elites masculina e feminina.
 
Taça Brasil - O fim de semana também terá emoções no mountain bike. Neste domingo (4), será realizada a terceira e última etapa da Taça Brasil de Cross Country, em Rio das Ostras (RJ). A competição não é importante somente para o ranking nacional, mas também fundamental para os atletas em busca de uma vaga na Rio 2016, pois é classe 1 e distribuirá pontos para os 15 primeiros colocados - tanto da elite quanto da sub-23.
 
A mineira Isabella Lacerda (LM/Shimano), postulante a um lugar na delegação brasileira na Rio 2016, terá na Taça Brasil o início de uma sequência decisiva de competições. Entre os dias 17 e 24 de outubro, ela participará da ultramaratona de MTB Brasil Ride, na Chapada Diamantina (BA), e, entre 6 e 8 de novembro, estará em Congonhas (MG) para a última etapa da CIMTB Levorin.
 
"Minha expectativa para a Taça Brasil é a melhor possível. Não será fácil, mas estou bem preparada e motivada para fazer o meu melhor. Espero que dê tudo certo e consiga pôr em prática meu treinamento", afirma Isabella.
 
Na super elite masculina, a Shimano terá oito representantes: o catarinense Ricardo Pscheidt (Trek/Shimano), os mineiros Sherman Trezza (Caloi Elite Team/Shimano), Frederico Mariano (Caloi Elite Team/Shimano), Marcelo Cândido (LM/Shimano), Guilherme Müller (LM/Shimano), Daniel Grossi (Groove/Shimano) e Guilherme Saad (Groove/Shimano), além do paulista Luiz Cocuzzi (Lar/Scott/Shimano).
 
"Com os resultados da última semana na Argentina [entre eles, o título da Volta a Balcarce de MTB], me sinto mais confiante, mas na pista de Rio das Ostras não tenho um bom histórico de rendimento. Então vou com os pés no chão, sabendo que há outros atletas em melhor fase. Um top 3 seria um excelente resultado", diz Pscheidt.
 
O Shimano Sports Team ainda terá atletas na júnior masculina e feminina, como a paulista Jaqueline Borba (Lar/Scott/Shimano) e os mineiros Karen Olímpio e Luiz Renato Borges (ambos da equipe Oggi/Isapa/Shimano).
 
Veja Também: