Atletas Specialized estão entre favoritos do Brasil Enduro Series

André Bretas / Foto: Rodrigo Philipps / BES

São Paulo - Competição pioneira de Enduro MTB no País, o Brasil Enduro Series terá em sua decisão, neste domingo (1º), dois atletas Specialized na briga pelo título da principal categoria da competição, a pro. O mineiro André Bretas e o paulista Thiago Boaretto estarão em Petrópolis (RJ), no Vale das Videiras, onde será realizada a terceira e última etapa do BES. 
 

Enquanto o campeão brasileiro de 2015, André Bretas, lidera com 960 pontos, o atual vice-campeão nacional, Thiago Boaretto (Specialized Factory Racing Team), é o segundo colocado, com 860. Na decisão, 600 pontos estarão em jogo ao campeão e 500 para quem terminar a etapa na segunda posição. Assim, se um dos dois for o vencedor, garantirá o título independentemente dos demais resultados. 

Após a quarta colocação na abertura, em Nova Lima (MG), Bretas se credenciou como favorito depois de vencer a etapa de Urubici (SC), válida ainda pelo circuito latino-americano. "Vou para mais uma prova com a certeza de que fiz todo o possível para me preparar bem fisicamente. Me dedicar ao meu programa de treinamento tem sido um dos meus focos principais na atualidade e contar com o apoio da Specialized, com a melhor bike do mercado para disputar os primeiros lugares, a S-Works Enduro, me ajuda bastante", avalia o atleta de Governador Valadares. 
 
Campeão na abertura, mas sexto colocado na etapa intermediária, Boaretto revela qual será sua principal aliada na busca do título inédito em sua carreira. "Continuo com a estratégia de competir com minha bike, a S-Works Enduro com rodas aro 29. Acredito estar bem adaptado à bicicleta e também bem preparado para a competição. Até o momento, meu único pensamento para a decisão no Vale das Videiras é o de vencer para me sagrar campeão", afirma o atleta nascido em Santa Bárbara do Oeste (SP).
 
Vitória da equipe Xingu AKSA - A Xingu AKSA sagrou-se bicampeã do Haka Expedition na temporada. Após o quarteto vencer a primeira etapa de 200 km, em Botucatu (SP), dessa vez a equipe venceu o desafio de 100 km, em Maresias (SP). A competição foi bem técnica, com a largada no estilo "Le Mans" até pegar os caiaques e ultrapassar difíceis ondas para chegar à praia de Guaecá. "Tivemos problemas ao passar a arrebentação e saímos da água com mais de dez equipes na nossa frente. Assim, foi necessário imprimir um ritmo forte e fazer uma prova de recuperação", contou André Lemmi.
 
Para Daniel Franquin, capitão da equipe e navegador, a parte mais dura da prova foi pedalar na Serra do Mar à noite e optar pelo melhor caminho empurrando a bike por mais de 6 km na área do oleoduto até voltar à praia de Maresias, para a chegada. A equipe Xingu AKSA contou com a participação dos atletas Fabio Ceravolo e Margarete Oti, ambos pupilos de Daniel Franquin, que também atua como treinador.
 
Veja Também: