Brasil Ride reúne ciclistas de 18 estados e Distrito Federal

Frederico Mariano / Foto: Rodrigo Philipps / Shimano

Salvador  - Realizada pelo sexto ano consecutivo na Chapada Diamantina, no interior da Bahia, a Brasil Ride reunirá mais uma vez - entre este sábado (17) e o dia 24 de outubro - a pluralidade do povo brasileiro no mountain bike. Nesta edição, 18 estados, além do Distrito Federal, estarão representados pelos mais de 400 atletas nacionais inscritos na principal ultramaratona de MTB das Américas.
 

São eles: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.

Diferentemente das demais competições do esporte no País, onde é normal o estado sede ter o maior número de inscritos, na Brasil Ride o local com mais representantes é o Estado de São Paulo, mesmo a capital paulista estando a cerca de 1.600 km da Chapada Diamantina. Serão 76 ciclistas vindos de cidades paulistas, com destaque para Leandro Donizete, João Paulo Firmino e Reginaldo Mariano, os três da open, Viviane Favery, na ladies, Sabrina Gobbo, nas duplas mistas, e a dupla de másters formada por Christian Fittipaldi e Odair Pereira.
 
Após os paulistas, a Bahia aparece na vice-liderança em número de participantes, com 70 inscritos. Na open, as duplas formadas por Lazaro Macedo e Regivaldo Moreira, ambos de Senhor do Bonfim, e Divonei Bispo e Anilton Marques, com a equipe Café Mucugê, prometem colocar o estado nas primeiras colocações. Em seguida, aparece Minas Gerais, com 65 inscritos. O estado é um dos mais tradicionais do MTB no País e tem nomes como Isabella Lacerda, Sherman Trezza, Frederico Mariano, Marcelo Cândido, Hallyson Ferreira, Hugo Prado, dentre outros.
 
Distrito Federal, com 41 inscritos, Santa Catarina, com 20, Rio de Janeiro (15), Ceará (14) e Goiás (13) também estão entre os principais estados. Do Distrito Federal destacam-se Abraão Azevedo, dupla pelo terceiro ano seguido do medalhista olímpico Bart Brentjens, da Holanda, e o piloto de Fórmula Truck Geraldo Piquet. O catarinense Ricardo Pscheidt, tricampeão brasileiro, é um dos destaques de seu estado, assim como o bicampeão nacional Henrique Avancini é a principal atração do Rio de Janeiro. Ele formará dupla com Wolfgang Soares. Campeã brasileira em 2015, Raiza Goulão é a ciclista que tem elevado o nome de Goiás no esporte, não só no Brasil, mas como em diversos países pelo mundo.
 
Prova já começou - Tão esperada pelos amantes do mountain bike, a edição de 2015 da Brasil Ride já começou. As cidades de Mucugê e Rio de Contas, na Bahia, vivem o clima da competição, com as estruturas das vilas já montadas. Diversos atletas do País e do mundo estão na Chapada Diamantina, ou a caminho, como Bart Brentjens (HOL), Hans Becking (HOL), Jiri Novak (REP), Daniel Geismayr e Hermann Pernsteiner, ambos da Àustria, que ainda na tarde desta quinta-feira (15) chegarão em Salvador. 
 
 
Veja Também: