Raiza e Rubinho disputam primeira etapa da Copa do Mundo

Raiza Goulão e Rubinho Valeriano disputam primeira etapa da Copa do Mundo no Domingo / Foto: Álvaro Perazzoli / Ag.Laborazoli

São Paulo - Vice-campeões da segunda etapa da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike, disputada no fim de semana passado em São João del-Rei (MG), a goiana Raiza Goulão e o mineiro Rubinho Valeriano (ambos da equipe AOO Specialized) estarão em ação novamente neste domingo (24). 
 
Os dois participarão da primeira etapa de 2015 da Copa do Mundo de Mountain Bike, que será realizada na cidade de Nove Mesto, na região da Morávia, na República Tcheca. O site da RedBull TV promete transmitir a prova feminina ao vivo, a partir das 6 horas da manhã, e a masculina a partir de 9 horas (ambas no horário de Brasília). Para acompanhar clique aqui
 
A competição é fundamental para as pretensões olímpicas do Brasil, uma vez que dará pontos aos 61 ciclistas mais bem colocadas nas elites feminina e masculina. A prova em Nove Mesto abre a sequência de duas etapas consecutivas da Copa do Mundo. A próxima será no outro domingo (31) em Albstadt, Alemanha.
 
Para Raiza, brasileira mais bem colocada no ranking da UCI (29ª), o cansaço em consequência do voo e do fuso horário e o número de competidoras serão as principais dificuldades ao longo dos cerca de quatro quilômetros do circuito, repleto de lama e raízes. "Por ser a primeira etapa da Copa do Mundo, será mais disputada do que no ano passado. O número de inscritas deve passar de 80", avalia Raiza, para quem a Specialized S-Works Era será um diferencial na disputa. "A bike é perfeita para andar nesse circuito, porque há algumas subidas longas".
 
Em termos de resultado, Raiza espera conseguir ao menos um lugar entre as 40 primeiras. "Às vezes você está no mesmo ritmo dos 30 ou 40 primeiros, mas está atrás e não consegue ultrapassar as ciclistas mais lentas que estão na sua frente. É fundamental que eu consiga largar bem e me mantenha o máximo de tempo no pelotão da frente".
 
Rubinho, por sua vez, teve o primeiro contato com o circuito de Nove Mesto nos treinos livres, e sua avaliação foi positiva. "A pista é lisa e tem muitas raízes, com subidas longas e 'disfarçadas', que exigem bastante do atleta. Há dois rock gardens (trechos cercados por pedras) muito técnicos, cuja passagem se torna mais difícil pelo fato de o pneu estar liso e molhado em consequência da lama. De um modo geral, gostei muito da pista, principalmente das descidas, técnicas e divertidas".
 
A exemplo de Raiza, o mineiro considera sua Specialized S-Works Epic World Cup ideal para a pista tcheca. "Parece que a bike foi feita para esse circuito. Você 'bate' demais, tanto nas subidas quando nas descidas, e a bike corrige o trajeto", disse o segundo melhor brasileiro no ranking mundial (55º). "Espero marcar muitos pontos aqui, para ajudar o Brasil a assegurar duas vagas na Olimpíada", completou.
 
Viviane Favery é a nova recordista do Big Biker de Taubaté - A vitória da atleta da Specialized Factory Racing Team, Viviane Favery, no Big Biker de Taubaté, no domingo (17), teve um sabor ainda mais especial. Vivi, como é conhecida, dominou a prova de ponta a ponta e concluiu os 91 km em 3h54min16. Além de lhe garantir a liderança do campeonato este tempo é o novo recorde do percurso. A marca anterior foi obtida por Roberta Stopa, em 2007, em 4h06min54.
 
Sobre a Specialized - A Specialized foi fundada em 1974 por ciclistas, para ciclistas. Com base no norte da Califórnia, tem o foco nas necessidades dos praticantes, produzindo produtos funcionais e tecnicamente avançados, que fornecem um benefício de desempenho.
 
Veja Também: