Tour do Rio: Em São Paulo, mas de olho no Rio de Janeiro

Etapa do Tour do Rio 2010  / Foto: Tony D´Andrea / FOTOCOM.NET São Paulo - Ciclistas das equipes que participam do Tour do Rio, entre os dias 27 e 31 de julho, estarão reunidos em São Paulo neste sábado, dia 09 de Julho, para disputar a tradicional Prova Ciclística 9 de Julho. Essa é uma das últimas competições antes do Tour, a super volta ciclística que percorre mais de 800km por serra e mar.  

A Prova 9 de Julho é disputada em Interlagos e acontece há mais de 60 anos. “Essa é uma boa oportunidade para avaliarmos o desempenho dos atletas velocistas. Já fechei parte da minha equipe com os escaladores, que são melhores na parte de serra, mas estarei na prova para decidir os últimos nomes de velocidade. Explica Erlon Freitas, técnico da equipe Padaria Real/Caloi/Ceu Azul Alimentos, de Sorocaba.  

A expectativa entre os participantes do Tour do Rio é grande. A principal equipe de ciclismo do país a Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba está reunida durante todo o mês de julho treinando forte para a prova no Rio de Janeiro. “Como esse ano o percurso passará por novas cidades, como Rio das Ostras e Teresópolis, estamos analisando as mudanças. Estou vendo a possibilidade de conhecer parte do novo trecho, já que estamos com as atenções voltadas para o Tour”, explica Benedito Tadeu, técnico da equipe de São Paulo.  

O Tour do Rio é a última prova válida pelo ranking das Américas da União Internacional de Ciclismo (UCI) antes dos Jogos Olímpicos de Londres, por isso ganhou importância extra para as equipes brasileiras. Quanto mais atletas o país colocar no top 10 do Tour do Rio, mais pontos o Brasil ganha no ranking e, com isso, conseguirá classificar o número máximo de atletas para as provas de ciclismo estrada nas próximas Olimpíadas. 

 “Queremos fazer a melhor prova de ciclismo de estrada do Brasil, reunindo equipes de ponta. O alto prêmio e os pontos no ranking da União Internacional de Ciclismo (UCI) são dois importantes atrativos para os atletas, além da organização de primeiro mundo”, explica a idealizadora e organizadora da prova, Luisa Jucá, da Conexão Marketing.

O TOUR 2011 EM NÚMEROS

. 11 Equipes Nacionais: 140 atletas e dirigentes
 
. 8 Equipes Internacionais : 72 atletas e dirigentes
 
 . R$ 200.000,00 em premiação
 
. 20 hotéis ao longo do percurso e 500 quartos ocupados
 
. 5.805 Refeições
 
. 36 carros, 20 vans, 4 caminhões, 2 UTIs móveis e 40 motos compõem a caravana Tour do Rio.
 
. 600 pessoas, entre atletas, equipes de produção e apoio, viajam com a caravana.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook