Retorno da maior ganhadora da Volta da Pampulha é uma das atrações da edição 2011

Atleta comemora vitória vitória em 2006 / Foto: Sérgio Shibuya / ZDLBelo Horizonte - A 13ª edição da Volta Internacional da Pampulha marca a volta de sua maior campeã, Lucélia Peres, após dois anos afastada por uma grave contusão nos calcanhares.

Com uma relação especial com a prova de Belo Horizonte, a atleta espera aproveitar sua experiência nos 17,8 quilômetros e conseguir o pódio em Belo Horizonte no domingo, dia 4 de Dezembro.  "Já participei de oito edições e estive no pódio em sete oportunidades, é uma honra para o atleta poder ganhar uma prova por três vezes consecutivas. É muito bacana de se correr, pois tem atletas fortíssimos, de nível internacional. A Volta Internacional da Pampulha se tornou importante para mim, porque fez com que eu fosse conhecida no cenário mundial", explica Lucélia Peres.

A fundista faturou o lugar mais alto do pódio por três vezes seguidas. O primeiro ouro veio em 2004 e, em 2005, a atleta de Brasília bateu o recorde da prova, com 1h00min57s. A última vitória foi em 2006. Mesmo sem a melhor marca, batida pela queniana Pasalia Chepkorir (1h00min39s) em 2009, Lucélia Peres se diz privilegiada em voltar a participar da Pampulha em alto nível.

"Desde 2009 sofro com as lesões. O problema me tirou de várias competições, mas estou voltando aos poucos e intensificando meus treinamentos para essa corrida. Participei de algumas provas este ano, mas essa é uma ótima oportunidade para que eu possa me preparar para o ano que vem", afirma Lucélia Peres.

A elite feminina brasileira - Além de Lucélia Peres, a elite feminina brasileira terá outra atletas que tentarão acabar com o jejum de quatro títulos seguidos do Quênia. A piauiense Conceição Oliveira soma 401 pontos no Ranking CAIXA/CBAt de Corredores 2011 e confirmará o título do ano na Volta da Pampulha, que é a penúltima da temporada valendo para a pontuação. Edielza Guimarães, também confirmada em Belo Horizonte, é a segunda colocada com 312 pontos. Sueli Pereira, Marily dos Santos, Maria Zeferina Baldaia e Tatiele Roberta de Carvalho são as outras candidatas ao pódio na capital mineira. Nove das dez primeiras colocadas no ranking correrão em Belo Horizonte.

No masculino, Giomar Pereira poderá ser tetracampeão do Ranking CAIXA/CBAt de Corredores 2011. O baiano soma 357 pontos com 45 de vantagem sobre o mineiro Gilmar Silvestre Lopes, o único que ainda pode tirar o título dele. Ambos estão confirmados para a Volta da Pampulha.

A primeira largada da Volta da Pampulha será a dos cadeirantes às 7h35. Dez minutos depois é a vez da elite feminina sair em busca da vitória. A elite masculina, pelotão C e pelotão geral largam às 8 horas. Às 8h25 saem os atletas com outros tipos de deficiência. A saída será na Praça Alberto Dalva Simão, a exemplo do que ocorreu nos anos anteriores.

Corredores portadores de diabetes serão monitorados - a Volta da Pampulha fará o monitoramento de 41 portadores de diabetes. O grupo contará com a ajuda da tecnologia para disputar uma das mais tradicionais provas de corrida do Brasil.

Metade irá corredor com um sensor instalado por baixo da pele antes da prova. O dispositivo permitirá o monitoramento dos níveis de glicose por uma semana. O aparelho será instalado três dias antes da prova e fará medições a cada cinco minutos. Ao final, cada portador de diabetes terá um mapeamento detalhado da glicemia durante as mais diversas atividades, inclusive a corrida.

A equipe do Centro de Diabetes de Belo Horizonte - CDBH conta com 18 profissionais responsáveis por acompanhar os atletas no processo. Este tipo de avaliação, inédita no Brasil, demonstra os benefícios dos exercícios físicos para os pacientes de diabetes além de aumentar a segurança.

Todos os 41 corredores diabéticos participam do projeto "Volta Monitorada de BH", aprovado pela Lei de Incentivo do Ministério do Esporte. Durante todo o ano, e sem custo para o paciente, eles são acompanhados por profissionais de diversas áreas, entre eles: médicos, nutricionistas, professores de educação física, enfermeiros e podólogos.

Estima-se que haja, pelo menos, 300 milhões de pessoas com diabetes em todo o mundo, e no Brasil, são cerca de 11 milhões de portadores, segundo dados do Ministério da Saúde e de sociedades médicas.

Entrega de kits - A entrega dos kits de participação será feita somente nos dias 2 de dezembro, das 9 às 19 horas, e no dia 3 de dezembro, das 9 às 17 horas, no Hipermercado Carrefour - Pampulha, Avenida Presidente Carlos Luz, 4055, Bairro Pampulha. A organização alerta que não haverá entrega de kit de participação no dia do evento.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook