COB abre votação para escolher nova Comissão de Atletas

Sheilla, Sarah, Yane, Zanetti, Esquiva e Thiago concorrem ao Prêmio Brasil Olímpico / Foto: Acervo COB

Rio de Janeiro - O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) abriu na quinta-feira, dia 10 de Janeiro, a votação para os novos integrantes de sua Comissão de Atletas, já que o mandato da primeira comissão (foto acima de parte da comissão) encerrou-se no fim de 2012.  Cada Confederação Brasileira Olímpica teve direito a indicar até dois atletas para concorrer a uma das 14 vagas na comissão. 
 
Todos os atletas brasileiros participantes das últimas duas edições de Jogos Olímpicos de Verão têm direito a voto. A eleição será realizada de forma on line, e cada atleta votante recebeu login e senha para acessar o sistema de votação, com direito a apenas um voto. O pleito irá até 20 de janeiro.
 
“A Comissão de Atletas do COB foi inspirada na Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Internacional (COI), e tem como principal objetivo atuar como um canal de comunicação entre os atletas e o COB, oferecendo sugestões e recomendações sobre quaisquer assuntos relacionados ao Movimento Olímpico. É muito importante termos os atletas envolvidos nesse processo de aprimoramento das questões relativas ao esporte”, explicou Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB.
 
Serão eleitos os 14 atletas mais votados. Em caso de empate, a vaga será concedida ao atleta mais velho. Caso o atleta escolhido abdique de sua vaga, esta será concedida ao candidato não eleito, conforme sua ordem de classificação no resultado final da eleição. Após a divulgação do resultado final, caberá ao Conselho Executivo do COB a nomeação de outros quatro atletas olímpicos para compor a Comissão. No ano seguinte aos Jogos Olímpicos de Inverno Sochi 2014, na Rússia, um integrante das modalidades de gelo ou neve será integrado ao grupo. Com isso, a atleta de snowboard Isabel Clark, que integrou a primeira Comissão de Atletas do COB, permanecerá na  mesma  até 2014.
 
O tempo de mandato da nova Comissão de Atletas do COB será de quatro anos, e irá até o fim do ciclo olímpico, em 2016. A Comissão tem obrigação de reunir-se pelo menos duas vezes por ano.
 
Os objetivos da Comissão são: ser o principal canal de comunicação dos atletas com o COB; estabelecer um ambiente de discussão onde os atletas possam compartilhar informações e ideias relacionadas aos Jogos Olímpicos, Pan-americanos e Sul-americanos; oferecer sugestões e recomendações sobre qualquer assunto relacionado ao Movimento Olímpico; analisar a adoção dos melhores modelos, técnicas e padrões para o desenvolvimento dos atletas brasileiros; representar os direitos e interesses dos atletas olímpicos e formular recomendações a este respeito; incentivar a presença feminina no esporte; apoiar o desenvolvimento da educação dos jovens através do esporte.
 
Confira abaixo a relação de candidatos indicados pelas confederações para concorrerem a uma vaga na Comissão de Atletas do COB:
 
Atletismo:
Fabiana Murer
Fabiano Peçanha
 
Basquete:
Marcelo Machado
 
Canoagem:
Nivalter Santos
 
Ciclismo:
Janildes Fernandes
 
Desportos aquáticos:
Thiago Pereira
Tatiana Lemos
 
Esgrima:
Renzo Agresta
 
Ginástica:
Arthur Zanetti
Diego Hypolito
 
Handebol:
Chana Masson
 
Judô:
Rafael Silva
Maria de Portela
 
Lutas associadas:
Joice Silva
 
Pentatlo moderno:
Yane Marques
 
Levantamento de peso:
Fernando Reis
Jaqueline Ferreira
 
Remo:
Fabiana Beltrame
 
Taekwondo:
Marcio Venceslau
 
Tênis:
André Sá
Bruno Soares
 
Tiro com arco:
Daniel Xavier
 
Tiro esportivo:
Julio Almeida
Filipe Fuzaro
 
Triathlon:
Juraci Moreira
 
Vela:
Robert Sheidt
Fernanda Oliveira
 
Vôlei:
Emanuel Rego
Fabiana Alvim de Oliveira

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook