Brasileiros da Ginástica Artística começam a luta em Tóquio por vaga em Londres 2012

Falta pouco para a Ginástica Artística Masculina do Brasil estrear no 43º Campeonato Mundial, que está sendo disputado no Tokyo Metropolitan Gymnasium, em Tóquio, no Japão. / Foto: Divulgação Tóquio - Falta pouco para a Ginástica Artística Masculina do Brasil estrear no 43º Campeonato Mundial, que está sendo disputado no Tokyo Metropolitan Gymnasium, em Tóquio, no Japão.

 A Seleção, formada por Diego Hypolito, Arthur Zanetti, Francisco Barreto, Mosiah Rodrigues, Péricles Silva, Pétrix Barbosa, Sérgio Sasaki e o reserva Danilo Nogueira, compete no domingo (09). As apresentações iniciam às 11h30 (23h30 de sábado, no horário de Brasília), e a Seleção começa sua primeira rotação nas paralelas.

Renato Araújo e Marcos Goto são os treinadores que estão com a equipe, além do consultor técnico bielorrusso Vladimir Vatkin e do coordenador da GAM, Leonardo Finco, que já adiantou quais serão os principais adversários do País na disputa por uma vaga nas Olimpíadas de Londres-2012. "As seleções que competirão diretamente com o Brasil na busca da vaga olímpica são Ucrânia, Itália, Suíça, Porto Rico, Belarus e Holanda. Garantir um lugar nas Olimpíadas é um sonho de todos nós; sabemos que será difícil, mas acreditamos. O grupo está bem focado, passou muito bem pelos últimos treinos de pódio, e ainda poderemos corrigir os detalhes antes de competir".

Na última edição do Mundial (2010), em Roterdã, Holanda, a Seleção de Ginástica Artística Masculina ficou na 19ª posição, mesmo desfalcada de Arthur Zanetti e Diego Hypolito, que estavam lesionados. O melhor brasileiro foi o paulista Sérgio Sasaki, que ficou na 46ª colocação do qualificatório, entre 299 ginastas, depois de somar 85.465 nos seis aparelhos (solo, cavalo, argolas, salto, paralela e barra fixa).

Feminino - já foram finalizadas as primeiras qualificatórias da Ginástica Artística Feminina. A Seleção Brasileira, no entanto, entra em ação no segundo dia de competições, amanhã (08), a partir das 13h (próxima madrugada, no horário de Brasília - 01h).

A equipe formada por Adrian Gomes, Bruna Leal, Daiane dos Santos, Jade Barbosa, Daniele Hypolito, Priscila Cobello e a reserva Ana Cláudia Silva começarão nas assimétricas, depois passarão pela trave, solo e, por último, o salto. Iryna Iliashenko, Ricardo Pereira e Adriana Alves são os treinadores que estão com a Seleção, além da coordenadora da GAF, Georgette Vidor.

Classificação para Londres - as oito melhores seleções do Mundial terão vaga garantida nos Jogos Olímpicos, enquanto as classificadas do nono ao 16º lugares disputarão quatro vagas restantes em um evento teste na Inglaterra, marcado para janeiro.

Os 12 países classificados para as Olimpíadas (oito pelo Mundial e quatro pelo evento teste) levarão equipes completas, formadas por cinco atletas do masculino e cinco do feminino. Além disso, as seleções que ficarem de 5° a 8° no evento teste terão direito a levar um ginasta. As vagas restantes serão nominais, determinadas de acordo com o resultado individual geral do Mundial.

Programação (horário do Japão):
Amanhã (08), a partir das 13h00 - qualificatórias da GAF - Participação do Brasil
Domingo (09), a partir das 11h30 - qualificatórias da GAM - Participação do Brasil
Segunda-feira (10), a partir das 11h30 - qualificatórias da GAM
Terça-feira (11), a partir das 19h - finais da GAF por equipes
Quarta-feira (12), a partir das 18h - finais da GAM por equipes
Quinta-feira (13), a partir das 18h - finais individual geral da GAF
Sexta-feira (14), a partir das 19h - finais individual geral da GAM
Sábado (15) e domingo (16), a partir das 13h30 - finais por aparelhos GAF e GAM

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curiosidades de Londres

Curta - EA no Facebook