Seleções Brasileiras participam de Copa do Mundo da Croácia

Nesta quinta-feira (28), Péricles da Silva, Petrix Barbosa, Carolyne Pedro e Milena Theodoro estarão nas classificatórias da etapa de Osijek / Foto: Divulgação

Croácia - Após o evento-teste de ginástica artística para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, encerrado na última semana, parte das Seleções Brasileiras da modalidade participam de outro compromisso internacional.
 
A Copa do Mundo de Osijek, na Croácia, contará com Péricles da Silva, Petrix Barbosa, Carolyne Pedro e Milena Theodoro, com as classificatórias agendadas para esta quinta (28) e sexta-feira (29), no Gradski vrt Hall. As finais serão no fim de semana, com os oito melhores por aparelhos.
 
A competição será a primeira da temporada de 2016 para Péricles da Silva. Na etapa da Croácia, o brasileiro se apresenta em quatro aparelhos - cavalo com alças, argolas, paralelas e barra fixa - sendo que, em um deles, com novidades. "Eu vou fazer a minha série nova de cavalo, que tem uma nota de partida bem alta. Espero já conquistar uma vaga na final desse aparelho e brigar por uma medalha", comentou o ginasta de 26 anos. "De um modo geral, quero acertar todas as minhas rotinas e ter uma noção da pontuação que elas podem me trazer, já que essa será a minha primeira competição do ano. Assim, veremos o que tenho que acrescentar ou diminuir para as seletivas da Seleção", completou o brasileiro, que segue em busca de uma das vagas para compor a equipe que participa dos Jogos Olímpicos, em agosto.
 
Pelo feminino, as expectativas também são grandes, principalmente por se tratar de duas ginastas bem jovens. Carolyne, de 15 anos, foi uma das integrantes da Seleção Feminina no evento-teste, quando as brasileiras conquistaram a vaga por equipe para os Jogos Olímpicos. Milena, de 17, foi a reserva. "Nós esperamos que elas se apresentem bem e que amadureçam ainda mais a cada competição. Se conseguirmos chegar às finais será gratificante. A Carol foi bem no evento-teste e esperamos que ela venha ainda mais consistente nas provas. A Milena também está em crescimento. Estamos no caminho certo", explicou o assistente-técnico da Seleção, Roger Medina, lembrando que as ginastas farão barras assimétricas, trave e solo.
 
A competição conta com 31 países inscritos. Além de Brasil, África do Sul, Alemanha, Argélia, Argentina, Bélgica, Canadá, China, Croácia, Egito, Eslováquia, Eslovênia, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Holanda, Hungria, Israel, Jamaica, Kazaquistão, Letônia, Noruega, Polônia, Porto Rico, República Checa, Rússia, Sérvia, Suécia, Suíça, Turquia e Ucrânia estarão presentes.
 
Programação (Horário de Brasília):
 
Quinta-feira (28)
10h às 13h: classificatórias masculinas (solo, cavalo com alças e argolas) e femininas (salto e barras assimétricas
 
Sexta-feira (29)
10h às 13h: classificatórias masculinas (salto, paralelas e barra fixa) e femininas (trave e solo)
 
Sábado (30)
12h às 12h30: final solo masculino
12h30 às 13h: final salto feminino
13h às 13h30: final cavalo com alças masculino
13h30 às 14h: final paralelas feminino
14h às 14h30: final argolas masculino
 
Domingo (1)
10h às 10h30: final barra fixa masculino
10h30 às 11h: final trave feminino
11h às 11h30: final paralelas masculino
11h30 às 12h: final solo feminino
12h às 12h30: final salto masculino
 
Delegação brasileira:
 
Seleção Masculina de Ginástica Artística
Ginastas: Péricles da Silva e Petrix Barbosa
Técnico: Leonardo Finco
Árbitro: Marco Aurélio Amadeu
Fisioterapeuta: Edmilson Batistel 
Chefe de delegação: Leonardo Finco
 
Seleção Feminina de Ginástica Artística
Ginastas: Carolyne Pedro e Milena Theodoro
Técnica: Keli Kitaura
Assistente técnico: Roger Medina
Árbitra: Catarina Santos
Fisioterapeuta: Raphael Silva
 
Veja Também: