CBG dá start em ano olímpico com Estágio de Treinamento | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

CBG dá start em ano olímpico com Estágio de Treinamento

CBG dá start em ano olímpico com Estágio de Treinamento / Foto: Divulgação CBG

São Paulo - É ano olímpico, e a CBG já começa 2021 com tudo. Começou no dia 16 e vai até 28 de janeiro, no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio, o Estágio de Treinamento da Ginástica Artística Masculina.
 
Nesta sexta-feira (22), às 15h30, será exibido, no canal oficial da CBG no YouTube, um treino aberto dos participantes do Estágio, que estão se preparando para as competições internacionais previstas para este ano, com foco especial nos Jogos Olímpicos. A Seleção Brasileira já está classificada. Entre os participantes estão todos os ginastas que representaram o Brasil no último Mundial. 
 
Essa ação dá continuidade ao planejamento do ano passado. No final de novembro, foi realizado outro Estágio, no mesmo local. “O estágio de novembro foi de extrema importância. Por meio dele, foi possível estruturar o planejamento para 2012, baseado nos objetivos da equipe, bem como individuais. Assim estruturamos junto às equipes de trabalho técnicas e multidisciplinares qual o melhor momento para preparação e competições-alvo para cada atleta”, diz Marcos Goto, Coordenador da Seleção de Ginástica Artística Masculina.
 
No CT se reúnem nove atletas e sete treinadores, número ainda limitado, tendo em vista a observância dos protocolos estabelecidos em decorrência da pandemia. “Nosso objetivo é trabalhar com o maior número de atletas e treinadores. Neste momento ainda estamos com o quantitativo limitado devido ao momento que enfrentamos. Vão participar desse estágio, portanto, os atletas que integram a Seleção Masculina de Ginástica. Esperamos que, o quanto antes, possamos realizar estágios como fizemos nos últimos, incluindo os atletas do Grupo de Controle”, explica Goto.
 
O Coordenador da Seleção explica que o atual momento é estratégico. “Nossa corrida para o próximo ciclo já começou. Iniciamos um trabalho de base muito forte nos últimos quatro anos e agora ele se intensifica. Estamos encerrando um ciclo olímpico e já iniciando outro. Por isso, precisamos estar com força total”.
 
O calendário de preparação já está estruturado, segundo Goto. “Estamos confiantes de que será possível cumpri-lo e chegar aos Jogos Olímpicos com nossos atletas nas melhores condições físicas, técnicas e emocionais”.
 
Ainda na avaliação de Goto, em 2020 a união foi a marca da Seleção Masculina e de todos os profissionais envolvidos no trabalho com ela. “O ano passado foi desafiador. Nós o iniciamos com muitas expectativas e grande planejamento. Tivemos um grande Estágio de Treinamento e chegamos a participar de uma competição que não foi finalizada devido à pandemia. Nosso time se manteve unido e ativo no período de isolamento social. Nós nos encontramos (virtualmente) diariamente e conseguimos aproveitar esse período para equilibrar fisicamente nossos atletas. Contamos com a equipe multidisciplinar que, de forma virtual, avaliou os atletas, identificando os pontos de atenção. Atacamos o que podíamos. Os treinadores se reinventaram. Quando retornamos ao ginásio, nossas perdas foram bem menores do que esperávamos”, diz o treinador. “Fizemos um excelente retorno através da Missão Europa, realizada em parceria entre Confederação e Comitê Olímpico. Foi uma estrutura que nos permitiu voltar ao Brasil em excelentes condições de treinamento. Nós fechamos o ano com um Estágio de Treinamento e começamos 2021 com muito trabalho. Treinadores e atletas estão empenhados para melhorar cada vez mais a performance do time. No próximo Estágio de Treinamento, já poderemos mensurar as condições de cada um”.
 
Estágio de Treinamento – 16 a 28 de janeiro, no Centro de Treinamento Time Brasil
 
Ginastas convocados:
Arthur Nabarrete Zanetti (SERC / SP), Artur Nory O. Mariano (ECP/SP), Caio Campos Souza (ADC S BERNARDO / SP), Diogo Brajão Soares (PIRA OLÍMPICA / SP), Francisco Barretto Junior (ECP/SP), Leonardo Matheus Souza (MTC/ MG), Lucas de Souza Bitencourt (MTC/ MG), Tomás Rodrigues Florêncio, Yuri Guimarães Monteverde (SERC/SP)
 
Treinadores: Cristiano Albino, Daniel Biscalchin, Marcos Goto, Ricardo Yokoyama, Robson Caballero
Coordenação do estágio: Henrique Motta, Juliana Fajardo.
 
Veja Também: 
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook