Seleção compete na Venezuela e Clemilda Fernandes é vice-campeã
Venezuela - A seleção brasileira feminina de estrada disputou duas competições na Venezuela durante esse fim de semana, 19 e 20 de maio, em busca de consolidar a conquista da vaga para as olimpíadas de Londres em 2012. O melhor resultado veio com Clemilda Fernandes, que conquistou o vice-campeonato da Clássica Fundadeporte, no domingo.
"Ficamos um bom período na Venezuela, para se adaptar ao clima e as condições dos locais da prova, e durante esse tempo todas as atletas se mostraram muito determinadas. A prova do sábado foi bastante complicada devido a alguns problemas técnicos de organização, mas no domingo conseguimos realizar uma ótima prova. Todas as atletas estão de parabéns, agora vamos aguardar o fechamento do ranking olímpico para poder começar uma nova fase de preparação para Londres", destaca Cássio Freitas, técnico da Seleção Brasileira feminina de Estrada.
Apostando na classificação olímpica para as Olimpíadas de Londres, a Confederação Brasileira de Ciclismo enviou a seleção brasileira feminina de estrada para disputar uma maratona de provas internacionais no mês de maio. No último fim de semana, elas finalizaram esse cronograma pré-olímpico estabelecido pela CBC com uma segunda colocação da ciclista Clemilda Fernandes na Clássica Fundadeporte.
A primeira prova disputada foi a Copa Fundadeporte, no sábado (19). Vários problemas técnicos da organização prejudicaram bastante o desenvolvimento da competição e a melhor brasileira foi Marcia Fernandes com a 9ª colocação. Janildes Fernandes foi a 12ª, Clemilda Fernandes 14ª e Fernanda Souza a 38ª. A venezuelana Angie Gonzales foi a campeã.
No domingo (20), a prova também contou com as principais atletas das Américas, distribuídas em 14 equipes. Durante o percurso, Clemilda Fernandes abriu uma fuga e foi seguida por mais seis atletas, que após um longo revezamento colocaram mais de 3min de vantagem sobre o pelotão principal. Na disputa do sprint final a vitória ficou com a mexicana Mayra Rocha, seguida pela brasileira Clemilda Fernandes na segunda colocação e Daniely Garcia em terceiro.
"Essa prova tinha um percurso bastante favorável as minhas características. Estava me sentindo muito bem e resolvi abrir uma fuga que acabou dando certo. Na chegada eu estava me sentindo muito bem, mas infelizmente uma venezuelana acabou se chocando comigo e me tirou da briga pela vitória. De qualquer forma estou muito feliz e gostaria de agradecer a CBC por acreditar em mim e por estar realizando esse excelente trabalho no ciclismo feminino", disse Clemilda Fernandes.