Athos Schwantes é eliminado e esgrima encerra participação

A esgrima brasileira encerrou na manhã desta quarta-feira a participação nos Jogos Olímpicos Londres 2012 / Foto: Divulgação CBE

Londres - A esgrima brasileira encerrou na manhã desta quarta-feira a participação nos Jogos Olímpicos Londres 2012, com a eliminação de Athos Schwantes na categoria espada. Prejudicado pelo sorteio, o atleta brasileiro teve que enfrentar logo na primeira fase o holandês Bas Verwijlen, vice-campeão mundial em 2011 e forte candidato à medalha de ouro. Sem a mesma versatilidade, Schwantes perdeu o duelo por 15 a 10.
Logo no início do combate, Schwantes tomou a iniciativa e passou a buscar o ataque, mas Verwijlen encaixou uma sequência de toques em contra-ataques, abrindo logo uma vantagem de 10 a 3. Depois de um tempo técnico, o brasileiro voltou melhor e chegou a ganhar quatro pontos seguidos, diminuindo a vantagem para 12 a 8. No entanto, já era tarde demais para conseguir uma reação.
 
“Sabia desde o início que seria muito difícil. Ele começou a treinar com cinco anos e compete no circuito mundial desde muito cedo. Essa é uma rotina que comecei a ter apenas há um ano e meio”, explicou Schwantes, que treina em Roma hoje em dia. O esgrimista brasileiro ainda falou sobre a reação no fim do jogo. “Vi o que estava errando e bloqueei a estrutura de ataque dele. Mas essa é uma diferença grande: ele percebe os meus erros mais rápido do que eu. Vale a experiência”.
 
À saída da pista, o esgrimista brasileiro já pensava nos próximos passos da carreira: continuar treinando em Roma, participar de mais competições do circuito mundial e participar dos Jogos Olímpicos Rio 2016. “E eu quero que o holandês se classifique para lá. Quero estar preparado para dar o troco pela derrota”, disse.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curiosidades de Londres

Curta - EA no Facebook