Última chance para Londres

Bruno Fratus briga pelo concorrido 4x100m livre / Foto: Satiro Sodré / Divulgação CBDA Rio de Janeiro - Esta será a última chamada. A Tentativa Olímpica de Natação, de 9 a 12 de maio, no Parque Aquático Maria Lenk, encerra as oportunidades para os nadadores buscarem marcas para integrar a seleção brasileira que vai aos Jogos Olímpicos de Londres.

Criada para que o país possa levar o time mais forte possível, a Tentativa acontecerá em oito fases, com as etapas da manhã começando às 10 horas e as da tarde, a partir das 17 horas (ver programa abaixo). Nos quatro dias da tomada de tempo, o programa da manhã será o mesmo da tarde, ou seja, os atletas terão duas oportunidades em cada prova (de manhã e à tarde).

O evento estará aberto apenas para as provas individuais que não tiverem seus dois atletas definidos. A única exceção será a prova de 100m livre masculino, pois dela depende a composição do revezamento 4x100m livre. Cesar Cielo e Nicolas Oliveira, os atletas que nadarão a prova individual em Londres, estão confirmados no quarteto. A Tentativa definirá os outros 50 por cento do revezamento.

No caso das disputas em que já existe um nadador com índice, estará em jogo apenas o lugar restante. Thiago Pereira fez índice nos 100m costas e ainda baixou a marca para os 53s86. Thiago decidiu abrir mão dela e também dos 200m costas. As duas distâncias entraram no calendário da Tentativa.

No entanto, participar do revezamento medley não está descartado para Thiago. Caso nenhum outro nadador diminua o tempo dele na Tentativa, Thiago terá a prioridade para nadar o estilo costas em Londres, abrindo o 4x100m medley brasileiro, caso este se classifique.

Com a Tentativa Olímpica, o Brasil completa um ciclo que começou em abril de 2011 com a Tentativa para o Mundial de Xangai. Neste período aconteceram 10 oportunidades para que os atletas fizessem os índices mais fortes que os estipulados pela FINA.

A maior equipe de esportes aquáticos enviada para uma edição dos Jogos Olímpicos foi a de Atenas 2004, com 20 nadadores, sendo seis mulheres. Esta também foi a maior equipe de natação feminina do Brasil na história da competição. Até o momento, são 16 nadadores nos Jogos de Londres em provas individuais (12 homens e quatro mulheres).

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook