Cesar Castro, campeão de volta para o futuro

Os itens de natação foram destinados a todas as federações, polo aquático a cinco, saltos ornamentais a quatro e nado sincronizado a 14 federações estaduais / Foto: Satiro Sodré/AGIFBelém - Cesar Castro ganhou o trampolim de 3 metros (426,75) no Sul-Americano de Belém, mesmo local onde em 2002 foi campeão continental adulto pela primeira vez. Somando a vitória que obteve na edição de 2008, este é o terceiro ouro sul-americano de Cesar.

Duas Olimpíadas, cinco Sul-Americanos adultos, cinco Campeonatos Mundiais e trës Jogos Pan-Americanos depois, ele retorna ao norte do país já classificado para mais uma participação olímpica.

"Foi legal porque ganhei depois aqui exatos 10 anos depois. Hoje valeu a experiência de tantos anos competindo. Antes dos Jogos de Londres ainda participo de mais duas competições internacionais, os Grand Prix dos Estados Unidos e Canadá, e depois é muito treino. A gente precisa de muita repetição, de muita prática", disse.

A Colômbia levou as medalhas de prata e bronze com Sebastian Villa (419) e Christian Arayon (407,50).

Cesar voltou ao topo saltando com Luiz Outerelo nos 3m sincronizado (360,93). Luiz teve seu primeiro ouro sul-americano. Os venezuelanos Edickson Conteras e Roberto Paez ganharam a prata (350,22). Os colombianos Christian Arayon e Miguel Reyes seriam os vice-campeões (356,76), mas saltaram como extra pois a Colômbia inscreveu mais nadadores que o permitido.

O Brasil ganhou mais uma medalha de ouro com Juliana Veloso no trampolim de 1 metro (257,90). A prata ficou com a venezuelana Jocelyn Castillo (241,35) e o bronze foi para a colombiana Diana Pineda (240,75).

"Gostei da minha pontuação. Não treino esta prova, mas fui bem, com boa vantagem para as outras medalhistas. Todas saltam o mesmo salto e a diferença costuma ser pequena, o que aconteceu entre elas e a quarta colocada. O trampolim de 1 metro daqui é bom, mas o de 3 metros é excelente, zerado. Adoro competir em Belém, pelo clima e apoio do público. Em 2002, a arquibancada estava lotada na final do trampolim de 3 metros sincronizado, quando venci ao lado da Ana Paula, aniversariante de hoje, atual treinadora e locutora oficial do evento", disse Juliana.

Os saltos ornamentais abriram o quadro de medalhas da competição e o Brasil já larga na frente com três medalhasde ouro.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook