Santiago Ascenço encara seu terceiro Ironman Brasil
Goiânia - Com menos pressão que na edição de 2011, mas com mais confiança e experiência, Santiago Ascenço (GO/Vulcano Energy Drink) embarca no dia 23 de maio para Florianópolis (SC). A competição brasileira oferece 50 vagas (amadoras) para a final do circuito mundial e uma premiação de 75 mil dólares para os oito melhores profissionais, no masculino e feminino.
A prova exige do atleta o seu melhor preparo físico e mental. São 3.8km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida. "Nesta temporada consegui fazer treinos mais balanceados, o que me deixou mais descansado, neste momento, às vésperas da prova", comenta Santiago. Mesmo assim o triatleta ainda realizará um último treinamento mais pesado de ciclismo. Serão 150 km, neste domingo (13).
Santiago foi o melhor brasileiro em 2010, ficou em 3º lugar, e em 2011 terminou na 4ª colocação. "Este ano a pressão está toda em cima do Guilherme (Manocchio), que foi o melhor brasileiro no ano passado. Isso de certa forma me favorece", analisa. A novidade entre os concorrentes da categoria elite, neste ano, é Igor Amorelli, que disputará seu primeiro Ironman.
O triatleta leva consigo outros 33 alunos, a maioria deles de Goiânia (GO), para disputar a prova. A programação oficial do Ironman Brasil 2012 começa no dia 23 de maio, com a abertura da Expo-Ironman. No dia 27, as atividades começam cedo, às 4h30, com a pintura dos atletas e acesso à área de transição. A largada será às 7 horas, com término à meia-noite.