Marcelo Rocha realiza sonho e disputa Maratona de Amsterdã

Premiado com participação na prova após vencer Mizuno Uphill Marathon 2015, Rocha comenta expectativa para o final de semana / Foto: Divulgação/Mizuno

Amsterdã - ‘Estou realizando um sonho’. Com essa mensagem, Marcelo Rocha embarcou para a Holanda, na última quinta-feira (13), com frio na barriga e a bagagem cheia de expectativas para a disputa da Maratona de Amsterdã, que será realizada neste domingo (16). De origem humilde, o carteiro foi premiado com o principal momento da sua vida, segundo ele, após ter conquistado a Mizuno Uphill Marathon, em 2015.
 
Residente em Adamantina, no interior de São Paulo, Marcelo Rocha trabalha como entregador de correspondências e se define como ‘caipira’. Após o expediente, troca o uniforme profissional pelo de corredor e faz o seu treinamento diário. Em 2015, aos 42 anos, contou com a ajuda de um amigo para se inscrever e disputar a Mizuno Uphill Marathon. Esta prova, uma das mais desafiadoras do Brasil, pois acontece em percurso de subida, na Serra do Rio do Rastro (SC), marcou o seu retorno às maratonas.
 
Com o tempo de 3h12m11s, tornou-se campeão da prova de 42K e ganhou a participação na Maratona de Amsterdã como prêmio. Com mais de 700 provas no currículo, superou os obstáculos e, agora, aguarda a largada em solo holandês.
 
“Eu sempre sonhei em correr uma maratona oficial no exterior. Eu sabia que, para alcançar isso, teria de ser por uma conquista muito, muito difícil. E ela veio com a Uphill. Eu agarrei a chance com unhas e dentes. Jamais desisti de lutar e, agora, estou realizando um sonho”, diz Rocha, emendando.
 
“Minhas expectativas são as melhores possíveis. Trata-se de uma maratona bem veloz. Por isso, tenho de aproveitar cada detalhe da prova e da viagem. É uma experiência ímpar. Estou ansioso para fazer bonito e conhecer lugares e pessoas novas”, completa.
 
Marcelo Rocha já teve experiência no exterior. Em 1991, foi para a Bélgica correr um cross mundial. Após 25 anos, mais preparado e focado, destaca a importância da corrida durante a sua trajetória de vida e o orgulho de representar o Brasil na Maratona de Amsterdã.
 
“Sempre sonhei com algumas maratonas, mas jamais imaginei estar indo para uma delas. A corrida faz parte de mim e quero servir de exemplo para as pessoas. A persistência vale a pena. Meus filhos se orgulham de mim, e espero que eles possam lutar para realizar os sonhos deles. E sou eternamente grato a Mizuno por me ajudar neste sonho”, conclui.
 
Marcelo Rocha tem como meta concluir a prova com tempo inferior a 2h30. A largada da Maratona de Amsterdã acontecerá às 9h30 do horário local (4h30 de Brasília) e reunirá importantes corredores em busca das primeiras colocações.

Veja Também: