Etiene Medeiros e Daynara de Paula garantem mais duas provas no Rio 2016

Atletas do Sesi-SP representarão o Brasil nos 100m livre no revezamento 4x100m livre / Foto: Satiro Sodre/SSPress

Rio de Janeiro - Faltando apenas um dia para o fim do Troféu Maria Lenk, última seletiva olímpica da natação brasileira, Etiene Medeiros e Daynara de Paula, atletas do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) confirmaram presença em duas provas dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
 
Nadando na noite desta terça-feira (19), no Parque Aquático Olímpico, Etiene garantiu sua vaga nos 100m livre e ao lado de Daynara, também defenderá o Brasil no revezamento 4x100m livre. As atletas ainda ficaram com a medalha de prata e bronze respectivamente.
 
Etiene Medeiros já chegou no Rio de Janeiro com o índice nos 100m livre, conquistado na primeira seletiva olímpica, em Palhoça, no ano passado. Na ocasião, além de nadar em 54s26, a pernambucana ainda estabeleceu um novo recorde sul-americano e brasileiro. Na manhã desta terça-feira, a nadadora precisava manter seu tempo na casa dos 54 segundos para assegurar sua vaga.
 
Caindo na piscina na primeira prova do dia, Etiene fez a segunda marca, com 54s67, ficando atrás apenas da Larissa Oliveira (54s53). Daynara de Paula chegou com o terceiro tempo (55s02) e se juntou ao grupo que retornaria a noite para a final.
 
“Fiquei feliz com o meu tempo, nadar na casa dos 54s é muito bom, mas de tarde quero entrar forte, 100%”, comentou a pernambucana assim que saiu da água pela manhã.
 
À noite, as meninas do Sesi-SP voltaram para a final e confirmaram o cenário que já havia sido formado pela manhã. Mais uma vez com o segundo tempo (54s50), Etiene cravou o seu nome nos 100m livre e junto com Larissa Oliveira (54s03), atleta do Pinheiros e atual recordista sul-americana, representará o país em agosto, no Rio. Daynara de Paula, mesmo se queixando de uma virose, nadou bem e garantiu a terceira posição e a medalha de bronze com 55s22.
 
“Ter garantido a minha vaga foi muito bom, mas não fiquei muito feliz com o meu resultado. Nadar para 54 segundos e meio é muito bom. Eu acho que o momento agora é parar para pensar nas coisas, temos três meses (até os Jogos Olímpicos) que parecem distante, mas ao mesmo tempo é uma coisa rápida. Eu queria ter nadado próximo do meu melhor ou até menos que isso, mas não deu”, explicou Etiene, que ainda nada os 50m livre nesta quarta-feira.
 
“Ainda não acabou, tenho mais uma prova e é bom tentar sempre evoluir. Eu fiquei dois dias paradas, não nadei como eu queria hoje, mas amanhã tem outra prova, outra coisa, então agora é soltar e partir para amanhã.”
 
A disputa do estilo também serviu para definir o time do Brasil no revezamento 4x100m livre nas Olimpíadas. Classificada com o 11º lugar no Mundial de Kazan, em 2015, a prova contará com 50% do Sesi-SP. A equipe será composta por Larissa Oliveira, Etiene Medeiros, Daynara de Paula e Manuella Lyrio.
 
Agora, faltando apenas um dia para o fim do Troféu Maria Lenk, o Sesi-SP aparece na quinta posição com 415 na pontuação geral por clubes, logo atrás do Unisanta, quarto colocado com 419. O Pinheiros lidera, com 1436 pontos, o Corinthians vem na sequência, com 607 pontos e o Fiat/Minas é o terceiro colocado (549,50).
 
As eliminatórias desta quarta-feira (20) terão início às 9h30 e as finais a partir das 17h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo canal de TV por assinatura Sportv. 

Quarta-feira (20.04)

50m livre feminino (Etiene Medeiros / Daynara de Paula / Sabrina Todão / Priscila Souza / Clarissa Rodrigues / Fernanda Delgado)
100m borboleta masculino (Giovanny Lima)
200m costas feminino (Gabrielle Silva)
1500m livre masculino (Elder Oliveira / Diogo Villarinho)
800m livre feminino (Jéssica Cavalheiro / Carolina Diamante / Bruna Primati / Beatriz Dizotti)
 
Veja Também: