Novo técnico questiona: ‘por que não acreditar em Cielo?’

Goodrich e Cielo: apenas seis meses de idade de diferença e uma parceira vitoriosa / Foto: Satiro Sodré / SSPress

Rio de Janeiro – É fato que ele não tem estado na sua melhor fase, depois de uma temporada praticamente jogada fora. Mas ainda é um campeão olímpico e tem potencial para brilhar na Rio 2016. Pelo menos é assim que César Cielo é visto pelo seu novo técnico, o americano Scott Goodrich, com quem já havia trabalhado de 2013 a 2014.
 
A comissão técnica que o nadador havia montado aqui no Brasil foi deixada de lado e o três vezes medalhista olímpico (ouro nos 50m livre e bronze nos 100m livre em Pequim 2008 e bronze nos 50m livre de Londres 2012) tem agora pouco tempo para treinar até o Troféu Maria Lenk, em abril, sua última chance para alcançar o índice para estar na Rio 2016.
 
Mas isso não preocupa Goodrich, que conhece bem seu pupilo. "Por que não acreditar nele? Cesar é um dos melhores competidores nessa situação. É um dos melhores competidores na situação de grande pressão. Isso é algo intrínseco a ele e é o que faz um dos melhores nadadores do mundo”, afirmou o técnico ao UOL Esporte.
 
Apenas seis meses mais velho que o nadador, Goodrich tem um histórico já longo ao lado do brasileiro. "Nos conhecemos há quase dez anos. Muito mudou desde então, e nós dois crescemos e evoluímos. Cesar continua a aprender e melhorar a cada ano que passa. Em meio às coisas boas e ruins, ele sempre aprende algo novo para ajudá-lo na próxima temporada. Você não fica no topo como ele se não aprender e se adaptar para ser cada vez melhor", explicou o técnico.
 
Depois de uma temporada frustrante, com o retorno pra casa do Mundial de Esportes Aquáticos depois de uma lesão no ombro e seu resultados expressivos, Cielo ainda deve ser temido pelos adversários, afirma Goodrich. "Temos várias competições importantes neste ano, mas sinto que o Cesar está no radar de todo o mundo. Seus rivais sabem que, se ele está na competição, é um cara com o qual precisam se preocupar. Eles [adversários] sabem que ele é capaz de vencer", acredita.
 
"A natação mudou muito ao longo dos últimos 12 anos, e os nadadores se tornaram profissionais de fato. Nesta Olimpíada, veremos atletas muito mais velhos do que no passado. Penso que Cesar é mais do que capaz de ganhar uma medalha – ele é um grande velocista. Mas não será fácil. Existem vários grandes competidores", conclui Goodrich.
 
Veja Também: