Thiago Pereira quer usar a natação para salvar vidas após 2016

Thiago Pereira e suas medalhas pan-americanas / Foto: Orlando Bento/Minas Tênis Clube

Rio de Janeiro – Figura mais do que certa na piscina olímpica da Rio 2016, Thiago Pereira quer deixar sua marca na competição mais importante da carreira. Depois de uma medalha de prata nos 400m medley em Londres 2012, Thiago já está com índice para os 200m nos Jogos deste ano. Mas, para além das competições, o nadador tem planos sociais para depois de agosto: usar a natação para salvar vidas.
 
Thiago desenvolve um projeto para ensinar a prática esportiva a crianças. O objetivo é diminuir o número de vítimas por afogamento, causa elencada como a segunda mais freqüente para a morte de crianças entre um e nove anos no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático. Segundo a OMS, o país é o terceiro do mundo nesse tipo de morte.
 
"Se a pessoa souber nadar, a gente consegue reduzir isso em 80%. A natação não tem só uma importância de ser um esporte olímpico ou um esporte indicado a uma criança com bronquite, por exemplo. É o único esporte que consegue salvar vidas. O Brasil é um país cercado por água", declara, em entrevista ao UOL Esporte.
 
O plano de Thiago ainda não está totalmente fechado, mas um esboço já foi apresentado ao Ministério do Esporte, a patrocinadores e à Federação Internacional de Natação (Fina).
 
"Eu já venho matutando sobre isso faz uns anos. Já bati um papo com o ministro [George Hilton] até sobre as piscinas que vão ficar das Olimpíadas. Às vezes a gente pode iniciar um projeto ali com apoio deles [Ministério do Esporte]", sugere o atleta.
 
Antes disso, Thiago focará na sua quarta participação olímpica. O maior medalhista da história dos Jogos Pan-Americanos quer brilhar de novo na competição mundial.  "As pessoas veem a gente na TV e acham que estão muito distantes. Trazendo os Jogos para o Rio, tenho certeza que o povo daqui vai entender o que é uma Olimpíada, que é muito maior do que o futebol. Essa cultura de outros esportes vai somar muito para a gente", conclui.
 
Veja Também: