De olho no Pan, taekwondo brasileiro garante primeira medalha no Mundial

Iris Tang Sing: Após três vitórias conquistadas em Chelyabinsk, na Rússia, ela já garantiu a medalha de prata, mas vai em busca do ouro nesta quarta-feira / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - A Seleção Brasileira de Taekwondo começou bem a disputa do Campeonato Mundial, que começou nesta terça-feira (12.05), na Rússia, e prossegue até o dia 18 de maio.  A atleta Iris Tang Sing, titular da categoria -46kg e beneficiada com a Bolsa Pódio do governo federal, conquistou vaga para a semifinal e, com isso, já assegurou no mínimo a medalha de bronze para o Brasil. O objetivo, contudo,  é avançar à final e faturar o ouro.
 
Iris passou por três adversárias até chegar à semifinal, que será disputada amanhã  (13.05). A primeira vitória foi sobre a húngara Claudia Lipcsei. Os três primeiros rounds terminaram empatados 2-2 e a luta foi decidida no golden point, quando a brasileira conseguiu desferir um golpe certeiro aos 10 segundos e garantiu a passagem às oitavas de final.
 
A atleta coreana Jae-Young Sim foi a segunda rival de Iris. Numa luta equilibrada, o placar ficou empatado 2-2 praticamente até ao final do terceiro round. Quando faltavam sete segundos para o fim do combate, a coreana fez o 3-2. Sem se abalar, Iris conseguiu, no último segundo, marcar três pontos (acertou um chute na cabeça da coreana), garantindo a vitória e a vaga do Brasil para as quartas de final do Mundial.
 
O último confronto do dia foi contra a chinesa Zhaoyi Li. A luta ficou empatada em 0-0 até aos segundos finais, quando Íris conseguiu marcar o ponto da vitória e carimbou o passaporte para o pódio. A semifinal será disputada a tailandesa Panipak Wongpattanakit, campeã dos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2014.
 
Brasileiro perde na estreia
 
O brasileiro Leonardo Moraes, da categoria -58kg, não conseguiu passar da estreina no Mundial da Rússia. Leonardo fez uma primeira luta muito equilibrada com o holandês  Machario Patti, porém o resultado não foi favorável ao Brasil.
 
Leonardo começou sendo mais ofensivo e terminou o primeiro round em vantagem, por 2-1.  No início do segundo round, o holandês empatou o placar, mas logo depois Leonardo Moraes repôs a vantagem, marcando o seu terceiro ponto. Porém, o segundo round terminou favorável a Machario Patti, que passou à frente e passou a liderar por 5-3. No terceiro round, Moraes ainda conseguiu empatar em 5-5, mas, o holandês marcou um último ponto que lhe garantiu a vitória, selando o placar em 6-5.  
 
Lutas desta quarta-feira (13.05)
 
O Brasil segue na disputa do Mundial da Rússia nesta quarta-feira (13.05) nas categorias Feminino -49kg e Masculino -74kg.  Talisca Reis, que este ano foi bronze no US Open  e no Alexandria Open, enfrentará na sua primeira luta a eslovena Ana Petrusic. Já o campeão mundial militar Henrique Precioso, considerado o capitão da Seleção, ficará de bye na primeira luta e terá como adversário na sua estreia o vencedor do duelo entre o maltês Gianluca Barbara e o lutador Rostand Kiki, do Benin.
 
As semifinais e finais das categorias -58kg e -46kg também serão disputadas nesta quarta-feira, a partir das 19h de Chelyabinsk (11h no horário de Brasília).
 
 
Veja Também: