Brasil quer classificar atletas em pelo menos 4 modalidades em Sochi 2014

Isabel Clark no Snowboard Cross conquistou o melhor resultado da história do Brasil nos Esportes da Neve / Foto: Ivan Fuenzalida

São Paulo - A Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) tem a expectativa de classificar atletas para uma modalidade a mais em relação aos Jogos de 2010, chegando a pelo menos quatro das cinco que organiza (Esqui Alpino, Snowboard, Cross Country, Biathlon e Esqui Freestyle). Cada uma delas tem um critério de classificação diferenciado para os Jogos.
 
Até 1998, a entidade havia enviado representantes apenas no Esqui Alpino. Em Salt Lake City-2002, conseguiu levar para o Cross Country e, em Turim-2006, classificou também para o Snowboard e obteve o melhor resultado da história, o 9º lugar com Isabel Clark no Snowboard Cross. Em Vancouver-2010, repetiu o número de Turim: cinco atletas em três modalidades.
 
Dez novas disciplinas passam a integrar o programa Olímpico em 2014, incluindo o Slopestyle no Esqui e no Snowboard, em que os brasileiros Lucas Vianna (Esqui) e Marcos Batista (Snowboard) lutam para ir ao Jogos.
 
Além dos dois atletas, Jaqueline Mourão, que disputa amanhã (9) sua primeira prova no Campeonato Mundial de Biathlon em Nove Mesto (Republica Tcheca), também busca a inédita qualificação do Brasil na modalidade. Jhonatan Longhi e Fabio Guglielmini, por sua vez, participam na Áustria o Campeonato Mundial de Esqui Alpino – as provas eliminatórias de Slalom Gigante e Slalom Especial acontecem nos dias 14 e 16, respectivamente.
 
A cidade de Sochi, na Rússia, iniciou nesta quinta-feira (7) a contagem regressiva de um ano para os Jogos Olímpicos de Inverno. No dia 7 de fevereiro de 2014, a cerimônia de abertura dará a largada para a disputa de 98 medalhas em 15 esportes.
 
Competições-teste - Com parte das instalações prontas, Sochi tem programados até abril deste ano 22 competições-teste em suas arenas – o primeiro aconteceu em dezembro de 2012. E o Brasil fará sua primeira participação no local dos Jogos já na próxima semana com Isabel Clark, que irá disputar no sábado (16) a etapa da Copa do Mundo de Snowboard nas novas instalações do Extreme Park, na montanha de Rosa Khutor. O evento conta pontos para o ranking que definirá as 24 atletas classificadas para 2014 no Snowboard Cross.
 
Nesta temporada, Isabel participou das três etapas da Copa do Mundo realizadas até agora. A atleta participou ainda do Campeonato Mundial em Stoneham, no Canadá. Atualmente a brasileira ocupa o 17ª lugar do ranking. Se ela se mantiver entre as 24 melhores até janeiro de 2014, estará classificada para os Jogos.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook