Animado para Raia Rápida, Henrique Rodrigues destaca "competição diferente"

Especialista em medley, atleta vai representar o Brasil no nado costas neste domingo (25), no Rio de Janeiro / Foto: Satiro Sodré/SSPress

Rio de Janeiro - Henrique Rodrigues terá um desafio diferente pela frente neste fim de semana. O nadador do Pinheiros e da Seleção Brasileira vai disputar o Desafio Piraquê Raia Rápida, no Estádio Olímpico Aquático, palco da natação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A competição será no domingo (25), a partir das 10h.
 
O nadador olímpico é experiente e possui importantes conquistas na carreira, principalmente no medley, que envolve os quatro estilos. Foi campeão na prova dos 200m medley e no revezamento 4x200m livre no Pan-Americano em Toronto 2015, além de semifinalista nos 200m medley nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 e Londres 2012.
 
"Estou animado demais para o Raia Rápida! É uma competição diferente, mas vai ser bem legal e uma novidade para mim. Eu não sou muito veloz, mas estou treinando muito para melhorar", afirmou Henrique, que terá o desafio de nadar costas, substituindo Guilherme Guido. 
 
A competição tem regras distintas dos principais campeonatos do mundo. Quatro países serão representados: Brasil, Estados Unidos, África do Sul e Itália. Cada país vai contar com quatro atletas, sendo que cada um vai competir em provas individuais e no revezamento, sempre no seu estilo principal. Além de Henrique no costas, o Brasil também será representado por João Gomes Jr. no peito, Henrique Martins no borboleta e Bruno Fratus no livre. 
 
Assim como nas últimas edições, os nadadores competem em provas eliminatórias, em piscina de 50m. Os últimos colocados de cada prova são eliminados, até que sobrem apenas dois atletas para a final de cada estilo. Após essa etapa, os nadadores disputam a segunda fase do Desafio, no revezamento 4x50m medley. A equipe que conquistar mais pontos nas duas etapas será a campeã. 
 
Como já venceu em 2014 e 2015, o Brasil vai em busca do tricampeonato. A competição terá transmissão ao vivo da TV Globo, dentro do Esporte Espetacular.

Veja Também: