Brasileiros buscam sonho olímpico na maior competição universitária do mundo

Vinicius Lanza e Rodrigo Correia são os destaques do país na temporada da NCAA, conferência norte-americana, conhecida como "vitrine" para futuros campeões olímpicos e mundiais da modalidade / Foto: Flávio Perez/OnboardSports

São Paulo - Começa nesta quarta-feira (22) a NCAA Men's Swimming & Diving Championship, o torneio universitário de natação mais cobiçado e prestigiado no planeta. A competição, que reúne atletas das principais universidades norte-americanas, conta com a presença de nadadores de elite da atualidade, incluindo atletas olímpicos, como Ryan Held, campeão com o revezamento 4x100m livre dos EUA na Rio2016. A disputa corre solta na piscina da Universidade de Indianópolis até sábado (25). 
 
Em meio a nesse universo de estrelas, dois brasileiros pretendem mostrar seu talento visando, em breve, a chance de defender as cores do Brasil nos principais eventos da natação mundial. Vinicius Lanza e Rodrigo Quadros, ambos com 19 anos de idade e nascidos em Minas Gerais, passaram pelo exigente processo de seleção e admissão das universidades dos Estados Unidos e agora conciliam os estudos na Universidade de Indiana e na Georgia Tech University, respectivamente, com a carreira de atleta.
 
"É uma competição muito empolgante, onde a torcida vibra o tempo todo e a competitividade é altíssima por conta da tradicional disputa entre universidades. Por isso os nadadores são instigados a treinar em alto nível constantemente e com isso eles preparados para qualquer competição à nível mundial, como os Jogos Olímpicos", disse o Vinícius Lanza.
 
Em 2016, durante sua primeira participação no campeonato, o mineiro Vinicius Laza bateu o recorde brasileiro dos 100m e 200m borboleta em piscina de jardas. Além disso, o atleta foi campeão americano de inverno nas provas de 200m borboleta e 200m medley, além de uma prata nos 100 borboleta (atrás apenas do campeão olímpico, Tom Shields). Já Rodrigo Quadros nadou o revezamento 4x100m medley pela Conferência ACC, se tornou o primeiro nadador brasileiro da história a nadar as 100 jardas costas abaixo dos 46 segundos (45s65 -16º tempo do NCAA) e nesse ano estreia pelo NCAA com grandes expectativas.
 
"Vinicius e Rodrigo quando saíram do Brasil eram bons nadadores, mas hoje se tornaram atletas de primeira linha, esse foi um dos grandes benefícios da NCAA, oportunizar o crescimento deles como esportistas e ainda tornar possível dar continuidade aos estudos. Ambos representam uma grande perspectiva para o país e certamente vão fazer sucesso. Nessa temporada da NCAA, o Lanza tem boas chances de pódio, já o Rodrigo pode chegar a uma final A ou B, o que é não é nada mal para um primeiro ano. O melhor ainda é que ambos estão apenas no segundo ano de faculdade, tem mais 2 pra tentar subir ao pódio e crescer ainda mais no cenário", comentou Alexandre Pussieldi, ex-técnico da seleção brasileira de natação e atual comentarista da modalidade no canal SporTv.
 
Lanza e Quadros ressaltam que essa experiência foi possível graças à assessoria prestada pela Dream Big Club, empresa de intercâmbio fundada pelos atletas olímpicos Henrique Barbosa e Nicolas Oliveira. Integrantes da seleção brasileira de natação durante vários anos, a dupla vivenciou todo o processo de recrutamento da NCAA e agora utilizam a expertise e ampla rede de contatos adquirida para encontrar o lugar ideal para potenciais talentos do esporte brasileiro. 
 
"São mais de 150 mil bolsas oferecidas para atletas em mais de 2.000 instituições de ensino superior. O que eles precisam é da orientação certa para encontrar não só a estrutura que atenda suas necessidades, mas que principalmente deseje seu perfil pessoal e profissional e com isso aproveite e desenvolva suas habilidades e virtudes academicamente. É ai que nossa experiência faz a diferença e buscamos ajudar", contou Nicolas Nilo, que foi campeão da NCAA no ano de 2007. 
 
Mais informações no site www.dreambigclub.com.br

Veja Também: